16.2
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Demora excessiva em análise de processo de casamento

Laura Alice Marques de Santana da Guia
Laura Guia apresentou a reclamação
11 de março 2019 (editada a 13 de março 2019)
No dia 30/11/2018 foi formalizado, por meu companheiro (Brasileiro) e eu (Portuguesa), o processo de casamento nº 5367/2018 onde deveríamos aguardar contacto e/ou notificação positiva da entidade de Serviços e fronteiras (SEF) para que houvesse prosseguimento do pedido e consequente possibilidade da marcação do casamento junto a conservatória.

Entretanto, com o passar das semanas sem qualquer tipo de movimentação a respeito disto, nos dirigimos à conservatória de Matosinhos [aonde foi feito o requerimento], e a informação prestada era de que deveria-se aguardar mais pelo contacto telefónico e/ou por via eletrónica do SEF pois a conservatória tinha a função única de enviar o pedido para a entidade, o que já havia sido feito.

Apesar disto, com a insegurança causada pela dependência ao serviço burocrático, que por diversas vezes pode ser falho por falta ou demora na comunicação entre as estruturas já sobrecarregadas, continuei me dirigindo até a conservatória, juntamente com meu companheiro, para me manter informada do desenrolar do processo, sempre retornando com uma resposta negativa à ser definida única e exclusivamente pelo SEF.

A demora pelo SEF implica em danos, não somente emocionais como principalmente financeiros, pois confiando no bom funcionamento das instituições, investimos nossas economias. Os familiares do meu companheiro, bem como seus amigos, compraram passagens e reservaram alojamentos, deduzindo que 6 meses após o início do processo seria tempo mais do que suficiente para a resolução tendo em vista o facto de um País organizado e acolhedor como Portugal, não protelaria em apreciar um pedido tão simples de duas pessoas que já se relacionam ha tanto tempo.

Peço encarecidamente para que nos seja feito o contacto pela entidade, de forma a possibilitar a apreciação - e consequente aprovação - do requerimento feito por nós.
Data de ocorrência: 11 de março 2019
Laura Alice Marques de Santana da Guia
Laura Guia avaliou a marca
22 de junho 2019

Pouco tempo depois da reclamação feita pelo portal, o SEF deu prosseguimento ao meu processo e fez o encaminhamento para a conservatória. Infeliz é ter que usar de outros tipos de recurso para que algo saia da inércia. Obs: Entidade não se manifestou diretamente pelo portal.