16.2

SEF - Demora na entrega do cartão de residente

Ariadna Ferreira
Ariadna Ferreira apresentou a reclamação
9 de julho 2019
No dia 20 de maio, fui à Casa da Lusofonia (Coimbra) para renovar meu cartão de residente e do meu marido. Ocorre que, até o momento, não recebi meu novo cartão, para o qual me deram um prazo de duas semanas; além disso, tentei hoje agendar um pedido de Estatuto de Igualdade, mas não posso porque consta nos sistemas do SEF que meu cartão de residente venceu em abril, sendo que eu já o renovei desde o dia 20 de maio. Até o momento, dia 09 de julho, não recebemos nossos cartões, e já fomos duas vezes ao SEF para saber da demora; na primeira vez, apenas me disseram que aguardasse mais; na segunda, que o setor responsável estava sem material para a confecção dos cartões. Isso lá é resposta!!!! Preciso tirar meu estatuto de igualdade e não posso porque não tenho esse maldito cartão renovado! Cobram um valor absurdo para emitir esse cartão, e não têm material para confeccioná-lo?!
Como o SEF pode resolver isso?
Emitindo e enviando o meu cartão e do meu marido ao nosso endereço, pois, inclusive, fomos obrigados a pagar a taxa dos serviços de entrega. Digo que fomos obrigados porque questionei, disse que iria buscá-lo no SEF e a servidora me disse (e sei que mentiu) que não faziam mais entregas no SEF de Coimbra. Sei que isso é artifício, pois querem evitar mais esse serviço (evitar que as pessoas compareçam ao SEF para lá receberem seus cartões); como não adiantava argumentar, e eu não iria fazer confusão ali, decidi que iria permitir pagar esse 'pedágio', isto é, aceitar essa injustiça de maneira resignada; e foi o que fiz: paguei duas taxas de € 08,6 (mesmo a contra-gosto, pois disse à servidora que não queria pagar e que iria buscar os cartões no SEF, conforme fiz a primeira vez em que dei entrada na autorização de residência, em abril de 2018 - pois para mim não é nenhum problema, uma vez que moro em Coimbra e fui atendida no SEF de Coimbra); a servidora me negou esse direito, me disse que não faziam mais entregas de cartões no SEF (e eu sei que ela mentiu, mas o que eu faria? criaria uma confusão com ela ali? diria que sabia que ela estava mentindo? eu sei que só perderia com isso... então, deixei passar a injustiça sofrida, paguei pela taxa de entrega... e para quê? para no final, ainda ter que me deslocar ao SEF duas vezes mais para saber da demora na entrega do cartão. É muita falta de respeito!
Data de ocorrência: 9 de julho 2019