16.2

Suzana Chagas do Nascimento
Suzana Nascimento apresentou a reclamação
22 de julho 2019
Boa noite,

Meu nome é SUZANA CHAGAS DO NASCIMENTO, e gostaria de fazer uma denúncia a respeito do SEF, pois sou brasileira, tenho o cartão de residência temporário, cujo o qual vai vencer em setembro/2019, e quando fui ao SEF ano passado me foi dito que se não renovasse o mesmo dentro do prazo, teria de pagar uma multa muito maior do que a que paguei quando o fui tirar. Mas, o problema é o seguinte, a mulher me informou que quando fosse em agosto eu entraria no site e marcava a renovação, no entanto, desde de junho que venho ligando constantemente para lá e eles me falam que não tem vaga, pra continuar tentando, outra vez um atendente me disse que com certeza não encontraria vaga para esse ano ainda, e outra vez me queriam mandar para os Açores, então, não entendo como pode uma coisas dessas, se é só para renovação, porque não tem uma equipe só para esse tipo de atendimento, acho que isso deveria ser automático, se tem esse prazo, então porque não é automático, ontem mesmo recebi um SMS do SEF, me informando que meu título caducará em setembro e tenho que renovar, mas, já não sei mais o que fazer, entro no site não consigo, logo e todos me dão a mesma resposta, não temos vaga para renovação, continue ligando, isso é ridiculo, como pode acontecer, estou aqui em Portugal a quase três anos, trabalho, pago meus impostos, quero viver minha vida sossegada, sem ilegalidade, e é isso que acontece. Não entra na minha cabeça, nunca, porque não tem um setor só para renovação, e outro pra as outras pessoas que estão ainda para se legalizar. Desde já agradeço, e se vocês poderem fazer alguma coisa, para denunciar esse tipo de situação agradeço imenso.
Data de ocorrência: 22 de julho 2019

Comigo passa se o mesmo tenho residência 6 anos e nem assim têm vagas, quando ligo as vezes não atendem, uma vez Vou outra falam para ir até Açores, como se fosse perto, enviei emails à mais de um mês sem resposta, eu trabalho e o meu contrato vai terminar, em breve e não vou conseguir arranjar outro com a documentação caducada, já fiz o pedido para tratar a nacionalidade quando liguei disseram que está no Porto a aguardar por aprovação e não sei o que fazer, pois só dizem que tenho que esperar e continuar a ligar

A minha autorização e a do marido vence em agosto, consegui 2 vagas para renovação em Santarém somente para outubro (fiz a ligação em maio), tentei adiantar porque é péssimo ficar com documentação caducada e estou grávida! Mas sempre me falam que não há vagas e tem que continuar tentando...não duvido mesmo que não tenham agenda para esse ano! Melhor gravar as ligações e acessos para produzir prova e tentar argumentar/recorrer para não ter de pagar multa.

Pois, isso é o que acontece, isso é como se fosse culpa nossa, queremos ficar legal e eles tratam as pessoas como se fossem lixo, porque não é um serviço automático para renovar, pq não colocam um setor somente para esse fim. Não entendo, isso é estressante, além do mais para quem trabalha e não tem como passar o dia inteiro no telefone, é um descaso total