16.0
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Despreparo absurdo - manifestação de interesse

Marina
Marina apresentou a reclamação
19 de junho 2019 (editada a 25 de junho 2019)
Entrei com a minha manifestação de interesse, que não muda o status "Aguardo Recebimento Por Parte do SEF".

Resolvi ligar para perguntar sobre prazos e recebi as seguintes informações:
- Não há prazo para mudar de status
- Quando mudar, não há horário e nem posto disponível para atendimento no SEF (entrevista) pelos próximos 6 meses
- Depois da entrevista, são mais 3 meses esperando

Ou seja: não há previsão para nada, enquanto eu continuo TRABALHANDO, fazendo os MEUS DESCONTOS DA SEGURANÇA SOCIAL TODO MÊS, com um visto que de Estada Temporária com 1 ano de duração que expira em 2 meses (Agosto de 2019) e sem NENHUM AMPARO POR PARTE DO SEF.

Para piorar tudo, preciso ir ao Brasil no fim do ano e perguntei se, por estar com o processo em andamento, eu ficaria resguardada para sair de Portugal. A funcionária disse: "Você é livre para fazer o que quiser, só não poder voltar para Portugal depois de visitar a sua família".

Estou presa em um país que não tem capacidade de lidar com os estrangeiros de uma forma humana, fiz tudo de acordo com a lei, pago impostos como qualquer outro cidadão português, trabalho, pago meu aluguel em dia e não posso sair de onde estou e não tenho previsão de regularização. É uma tristeza tamanho descaso e maltrato que os expatriados estão sujeitos em Portugal. De que adianta facilitar adesão de vistos para entrar no país, se para ficar aqui legalmente, é praticamente impossível? Tenham dó e piedade das pessoas como eu!
Data de ocorrência: 19 de junho 2019
Marina Autor
19 de junho 2019

Porque tenho um mestrado em andamento e um ótimo trabalho. Mas se não fosse por isso, certamente não ficaria :)

Marina Autor
19 de junho 2019

Cara Ana,
é claro que não - basta ler o resto das reclamações e ter contato com qualquer comunidade de expatriados para ver que o descaso é coletivo. Porém, acho extremamente contraditório um país facilitar tanto a concessão de vistos para entrada, mas não oferecer e nem ter mão de obra suficiente para suportar os expatriados que aqui chegam.

Está claro que os órgãos públicos (Seg. Social, SEF, CNAIM) não estão conseguindo dar apoio a atendimento ao volume de pessoas chegando. O que eu acho que não faz sentido é: por que aceitar uma manifestação de interesse se não há recursos para trata-la? Se não há horário para atendimento no SEF?

Imagino que seja cidadã europeia, então talvez não conheça o sentimento de ameaça de perder um trabalho por ficar ilegal, de perder um apartamento pois é estrangeiro, e por aí vai. É exaustivo lutar tanto para permanecer em um lugar.

E lamento muito porque a realidade dos expatriados seja essa, pois é um país com inúmeras outras vantagens, lindo e que poderia ter um nível muito mais elevado de tratamento no setor público.

Entenda que não estou aqui reclamando do país, mas sim da forma com que ainda não possuem estrutura organizacional para escoar tamanha demanda de estrangeiros, que por sua vez, acabam desamparados, pagando imposto como qualquer outro cidadão e não tendo direito algum. Não é pessoal - novamente, é ótimo lugar para morar, tirando as questões burocráticas :)