16.1

SEF - Dificuldades para agendar no site renovação automática da AR

ASER G SOUTO
ASER SOUTO apresentou a reclamação
23 de julho 2020
Depois de feito o login no site do SEF é solicitado novamente a PALAVRA-CHAVE e o processo não prossegue, sempre diz que "Não foi possível validar"
Sugestão: Muitas pessoas estão com este problema, SEF deveria emitir uma NOTA para informar sobre o ocorrido e dar orientações de como o interessado deve proceder.
Data de ocorrência: 23 de julho 2020

Boa tarde, Aser. Ocorreu o mesmo comigo, mas desconfio que seja pelo tipo de autorização de residência que, no meu caso, é de estudante do ensino superior. Acedemos uma amiga e eu ao mesmo tempo à plataforma e ela conseguiu prosseguir normalmente (a AR dela é de trabalhadora independente).
Como o sistema é novo e experimental, pode ser que o estejam adequando conforme cada tipo de AR, pois a exigência documental difere de um tipo para outro, como sabemos. No meu caso, entrei por curiosidade, pois ainda não recebi qualquer mensagem do SEF a respeito além daquela em que fui avisado do cancelamento do meu agendamente presencial.

Boa tarde. Ocorre o mesmo comigo.

Boa noite, ocorre também o mesmo comigo

Boa tarde, está acontecendo com muitas pessoas. Já dentro da área privada, depois que o registo foi feito corretamente, quando a pessoa vai aceder a "Renovação Automática" ela precisa colocar novamente o número do título de residência. Já vem preenchido o Email de registo e a senha usada.Quando a pessoa preciona em VALIDAR aparece a Mensagem: ""Não foi possível validar o documento/palavra-chave introduzidos. Por favor valide que os dados introduzidos são os corretos e tente de novo." . Eu, juntamente com minha esposa tentamos diversas vezes e o erro é o mesmo. Não acredito que seja por causa do tipo da autorização de residência como o @Abeilard Neto, pois da minha esposa é de trabalhador independente. Acho que é outro tipo de erro. Enviei email para o SEF perguntando a solução do problema. Mas acho que a resposta vai demorar.... Se alguém souber da solução por favor avise. Grato

Tem razão, Donizeth. Não parece ter a ver com o tipo de residência. Deve ser algum bug do sistema ainda experimental. Minha amiga conseguiu inclusive pagar a taxa e agora só resta aguardar o novo cartão. Pra mim continua bloqueada a função.

Além do erro, não atendem telefone e mal respondem e-mail, é um atendimento bem precário.

Mesmo erro acontece comigo :(

Boa tarde pessoal, vim aqui comentar o que aconteceu comigo entretanto pode ser que de alguma forma vos ajude a sanar estas duvidas. Lembrando que este é o meu caso nao significa que vai acontecer o mesmo com o vosso. Estava com agendamento marcado para renovação da minha residencia para o mes 7, mas devido a pandemia recebi uma ligação com um numero privado do SEF, dizendo que o agendamento estava cancelado e era para eu fazer online. Consoante o dia que passou entrei na plataforma do SEF onde diz Renovação Automatica, coloquei todos os dados e o numero do meu cartao de residencia, deu erro na primeira vez depois como este site esta sempre a dar erro fui tentando varias vezes mas nada, toda vez a mesma coisa. Entao fiquei tentando quase todos os dias e nada. Mandava email ligava e nada. Entao hoje recebi retorno por email e tambem fiquei insistindo ligando ligando ficando 2 hrs a espera para ser atendida, entao hoje consegui saber que para o meu caso as renovações de residencia nao podem ser feitas automaticamente, nao sei se foi devido ao meu artigo de residencia ser diferente isto ainda não sei, so sei que alguns nao estao sendo feitos e devem ser agendados via telefone. Mas esta tudo muito lotado para o Porto so tem marcação para ano que vem, Lisboa igual. Entao tem para outros lugares que sao bem mais longes como foi o meu caso consegui marcação mas vou me deslocar para a cidade de Bragança. Por isso a melhor coisa a se fazer é tentar ligar e mandar email. Os numeros que liguei 808 202 653
808 962 690 email: cnaim.norte@acm.gov.pt drn.dred@sef.pt,
dir.norte@sef.pt gricrp.cc@sef.pt Pessoal foi para estes numeros e email que entrei em contacto mas tem que insistir que eles vão retornar. Espero que corra tudo bem :D

boa tarde tentei fazer minha residência online fiz processo todo como deve ser,e quando foi formalizar
o email ,da erro no meu mail mas ta tudo certo, e não consigo sair ali por diz erro meu mail

14 de setembro 2020

alguém pode nos dizer se o problema foi resolvido ou não?
Obrigada

Bom dia, não acho que a situação esteja relacionada com o tipo de AR. Estou cá a 7 anos, mas legalizada há 5 com autorização de residência temporária e o mesmo erro está a ocorrer comigo. Já enviei e-mail tem uns 4 meses e eles ainda não responderam. O pior é que já tenho tempo para pedir a cidadania portuguesa, mas o AR precisa estar actualizado, penso eu. Cheguei a enviar email ao IRN, para saber se posso tirar a cidadania com o AR caducado, mas eles dizem que está questão é apenas da alçada do SEF. O pior é que segundo comentários, até o dia 31 de Outubro, dicumentos caducados estão abrangidos por causa do Covid 19. Depois disso, o que faremos???

Tem de criar um novo registo com novo e-mail, assim consegue renovar.

tentem com o mesmo, mas comigo eu criei com outro e depois de muitos dias com a mensatem"Não foi possível validar o documento/palavra-chave introduzidos. Por favor valide que os dados introduzidos são os corretos e tente de novo." VOILA! DEU CERTO.

Gente, Fiz o que a pessoa a cima falou e consegui!
Precisa fazer novo registro e senha e finalmento a renovação automatica funciona!
Façam isso! Muito obrigado Renato Ventura!