16.2
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Erro desmarcação entrevista

Karin Sampaio apresentou a reclamação
25 de novembro 2020

No âmbito de conseguir expressar matéria sensível relatada via telefone na data de hoje (18/11/2020) à uma funcionária do SEF que interrompeu a chamada desligando o telefone sem qualquer aviso, venho por meio desta reclamação tentar pleitear uma remarcação da minha entrevista que outrora estava agendada para 25/01/2021, no Porto, mas foi desmarcada por um ERRO do próprio SEF - Braga, que reconheceu o erro, mas nada fez para corrigir remarcando para 8 de março de 2021.

O que ocorre é que no dia 02/11/2020 me dirigi ao SEF para proceder com alteração de e-mail para aceder ao sistema SAPA. Dias após realizado o procedimento junto ao SEF, efetuei consulta ao site, onde constatei que a marcação havia desaparecido do sistema.

Minha assessoria, entrou em contato incansavelmente, conseguindo falar com um atendente após nada menos que 43 tentativas. No que foi informado que havia sido um erro do próprio SEF e que eles iriam entrar em contato comigo para tratar de um novo agendamento o quanto antes.

O que claramente nunca aconteceu, tendo que, novamente, minha assessoria entrar contato com o SEF. Novamente informaram que entrariam em contato, o que não aconteceu.

Até que hoje, após nova intervenção, já que mais uma vez o SEF não se pronunciou, foi remarcada a entrevista para o dia 08/03/2021 sem minha anuência, já que o SEF ficou de me ligar. Quando fui informada da questão entrei pessoalmente em contato com o SEF. Após aguardar na linha, consegui falar com uma atendente. Depois de explicar meu caso, obviamente transtornada com a situação, a atendente me deixou falando sozinha e depois de alguns minutos retornou ao telefone para dizer que eles erraram e que não podiam fazer nada e ao ouvir minha reclamação desligou na minha cara, sem aviso prévio.

Isto é, após esperar meses para realizar o agendamento, ficar uma madrugada inteira para conseguir uma vaga somente para JANEIRO DE 2021, eu esperei todo esse tempo para conseguir contato com um órgão público do governo português e fui ignorada sem obter uma resposta consistente para um erro do próprio departamento. O que demonstra o descaso com os estrangeiros que querem investir no país.

O que ocorre é que após estar há quase DOIS ANOS em Portugal aguardando receber a autorização de residência, privada de sair do país, espero ao menos ser tratada com alguma dignidade. Já perdi imensas oportunidades de trabalho por, simplesmente, por não estar "legalizada" no país. E que apesar de o governo afirmar que podemos trabalhar respaldado nos últimos decretos, na prática não é o que acontece e a autorização de residência continua sendo mandatória para qualquer passo que precise tomar. No entanto, tenho contribuído com altas cargas tributárias e despesas desde que aqui cheguei. Sou uma cidadã exemplar que cumpre com TODAS as obrigações perante este país sem desfrutar de nenhum DIREITO que deveria me ser garantido, ouvindo de toda gente o famoso "volta para o seu país".

Sofro de Síndrome do Pânico e Endometriose e desde que aqui cheguei não tenho direito a um médico de família, gastando fortunas em médicos particulares. Não tenho também o direito a dirigir, já que minha carta brasileira venceu em janeiro e estou de fato PRESA em Portugal sem poder me ausentar para renovar a carteira e efetuar assim a troca pela portuguesa. Sem contar tantas outras ofensas e humilhações que sofri por não estar "legal" no país.

Acontece que meu trabalho necessita de deslocamento com equipamentos pesados, o que sem carro é impossível, me impedindo de trabalhar na minha empresa. Tenho sobrevivido tão somente das minhas economias e dos poucos trabalhos que consigo fechar, não só decaindo minha qualidade de vida significativamente com minha saúde se deteriorando, como agora não mais tenho como me manter sem poder trabalhar efetivamente e ganhar o meu sustento.

Resumindo, desde que aqui cheguei me encontro rodeada por promessas de todos que me atenderam até agora e nada fizeram. O governo português não se responsabiliza pelo prejuízo que tomei, já que para viver aqui só no ano passado investi em torno de 30 mil euros. Pode não parecer nada, mas é fruto de todo meu trabalho e dedicação ao longo da minha vida. Mas, por não ser cidadã, não tive nenhum suporte que teria no meu país de origem.

Sendo assim, após expor minha vida dessa forma humilhante, em ordem a relatar detalhes da minha questão, solicito encarecidamente que olhem novamente meu caso e que, como foi um erro do próprio SEF, não me vejam como mais um número, mas venham, por gentileza, providenciar uma marcação breve para que eu possa resolver minhas pendências e poder de fato começar a contribuir com Portugal enquanto cidadã.

Até agora o SEF não enviou nenhuma resposta para minha reclamação enviada dia 18/11.

Fico no aguardo de uma resposta, certa de que irão atentar para este caso diligentemente,

Com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 25 de novembro 2020
21 de dezembro 2020
Nenhuma resposta até agora. O que esperar de um serviço que não dá a mínima aos estrangeiros. Haja vista o descaso nos aeroportos e a violência que está exposta nos jornais. O que importa é o valor gigantesco que os brasileiros contribuem anualmente para a segurança social. De resto, somos realmente apenas números.
Karin Sampaio avaliou a marca
22 de setembro 2021

Pior serviço de imigração que já lidei. Você pode mostrar na lei que não importa. A opinião do atendente está acima de tudo. Indefensável.