16.2
  • (+351) 218 106 19
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Falta resposta ao erro / pedido de renovação automático do titulo de residência

Nelson Alexandre Dias Dos Santos
Nelson Santos apresentou a reclamação
11 de setembro 2020
Estou a tentar efectuar renovação automática do meu titulo de residência permanente que se encontra a caducar a 12-11-2020, no portal mysef sem sucesso, há quase 3 meses. Consigo efectuar login inicial, no entanto, após clicar no menu renovação automático e ao colocar todos os dados solicitados, obtenho sempre o mesmo erro: "Não foi possível validar o documento/palavra-chave introduzidos. Por favor valide que os dados introduzidos são os corretos e tente de novo.".. Solicitei esclarecimento inicialmente, para o email de contacto do SEF e devido a falta de resposta voltei a fazer sucessivas insistências de emails para todos os contactos que, consegui da entidade SEF e ninguém me responde ou presta qualquer apoio ao solicitado. Por outro lado, os contactos telefónicos, não estão a funcionar a quase 1 mês. Até então ainda, conseguia-se estar quase o dia inteiro ao telefone a tentar mas, sempre tínhamos a possibilidade de conseguir. Actualmente sequer a chamada é completada. Tentei de todas as formas, entrar em contacto com o SEF ou efectuar reclamação no livro amarelo online, conforme indicação do próprio SEF, mas nada funciona em relação ao SEF. Os utentes estrangeiros, estão a ser deixado a sorte sem qualquer apoio dos serviços administrativos do SEF. Não temos onde recorrer para colmatar o nosso problema, uma vez que, não há atendimento presencial sem agendamento. E o agendamento, também não nos está a ser facultado. Existe por parte do SEF um absoluto silencio, em relação ao meu caso.
Com melhores cumprimentos
Data de ocorrência: 11 de setembro 2020

Estou tendo exatamente o mesmo problema que o seu. Já tentei contatar o SEF por todos os meios possíveis, e já enviei vários e-mails pedindo informações e explicando sobre este problema com os canais telefônicos, e recebo apenas e-mails automáticos informando que para resolver o problema em questão eu deveria entrar em contato através dos telefones, os mesmos aos quais eu disse-lhes que não está a funcionar.
Sim estamos a perceber que o SEF está com dificuldades para com os agendamentos, entretanto o órgão não consegue contornar a situação de forma clara e eficiente, preferem ignorar os usuários ou responder aos nossos pedidos de ajuda online, com e-mails automáticos e ineficientes.