16.0

Rita Silva apresentou a reclamação
28 de janeiro 2018

Exmos. (as) Srs. (as),

SEF - Portugal,

Como pode o SEF não reconhecer a incompetência de funcionários (as) que induzem cidadãs e cidadãos imigrantes a erros, no âmbito de leis, e que imputam às vidas dos mesmos às vulnerabilidades sociais, com faltas de garantias e de respeito à cidadania?

Anular todas as residências temporárias de cidadãs e de cidadãos brasileiras e brasileiros, residentes no País há mais de 15 anos, por causa de informações totalmente incorrectas transmitidas por parte dos (as) vossos (as) funcionários (as), remetendo para cidadãs e cidadãos penalizações por tais induções a erros, são acções totalmente desprovidas de cidadania, de humanidade e de zelo pelo próprio serviço prestado ao País.

Vergonhoso. No entanto, existem cidadãs e cidadãos que contribuem para esta sociedade, e que por nela estarem muito bem integrados (as), estão dispostos a debater tais acções. Não somos cidadãos e cidadãs de terceira, nem de segunda categorias.

Exmos. Srs. e Sras. somos cidadãos e cidadãs com qualificações, trabalhadores e trabalhadoras, mães e pais. É muito importante que de facto tenham em profunda\ atenção à formação que dão aos vossos (as) funcionários (as) para que ajudem aos imigrantes, e não o contrário.

Uma instituição como a vossa deve ser uma das primeiras instituições do Estado a dar um bom exemplo de respeito à dignidade humana dos cidadãos e cidadãs imigrantes em Portugal. Dado, que Portugal é um País que muito tem de agradecer ao contributo que os imigrantes têm dado nestas últimas décadas para o seu desenvolvimento humano e económico.

Imigrantes que residem em Portugal há mais de 15 anos, com residências temporárias não podem perder radicalmente todos os direitos e garantias enquanto cidadãos e cidadãs, recebendo uma autorização de residência temporária de um ano como se fossem refugiados (as), por conta de faltas de informações precisas e devidas pelos (as) vossos (as) funcionários (as).

Os Senhores e as Senhoras estão a falhar. E ao falhar estão a condenar ferozmente imigrantes à exclusão social. Tais acções constituem violências institucionais que recaem sobre as vidas dos (as) imigrantes, mesmo que no cerne delas possam apenas residir incompetências administrativas.

Data de ocorrência: 28 de janeiro 2018
Ver perfil de
29 de janeiro 2018

"Dado, que Portugal é um País que muito tem de agradecer ao contributo que os imigrantes têm dado nestas últimas décadas para o seu desenvolvimento humano e económico."
Principalmente para aumentar os números de desempregados portugueses, e o números de famílias destruídas...
Ja agora ate parece que os portugueses são bem tratados no brasil.
Portugal sempre foi um pais burocrático, se não gosta, tem bom remedio. Nao se esqueça que esta a reclamar contra o pais que possivelmente para a acolher a si, e muitos outros, obrigou que os filhos da sua nação abandonassem o seu pais, sujeitando-se a condições e burocracias bem piores do que as que voce se queixa, se bem que a sua queixa não especifica coisa nenhuma.
Parece-me que a sua queixa se dirige ao sistema em si e não a uma situação especifica de erro, por isso, la esta... se não gosta, não come.

31 de janeiro 2018

Exma. Sra. Antónia,

Felizmente tenho alguns bons amigos e amigas, portugueses e portuguesas a viver no Brasil, estão reformados e são muito bem tratados.

A exposição aqui feita, trata-se de um questionamento sobre direitos e garantias enquanto cidadã.

Importante salientar, dado que provavelmente não tem conhecimento, de que existem neste momento em Portugal um número abrangente de migrantes estrangeiros a trabalhar na agricultura, por exemplo, em condições sub-humanas. Para que a comida chegue às nossas mesas. Bem como, existem muitos imigrantes nas urbes e arredores a viver durante anos e anos sem que tenham as suas situações regularizadas. Estes seres humanos, trabalham e pagam impostos, contribuem para a segurança social, e sim, importam, porque existem e contribuem para o desenvolvimento humano, cultural e económico de Portugal.

Se o SEF puder contribuir para as melhorias das vidas destes trabalhadores imigrantes, estará a contribuir para as melhorias de vidas de todos os cidadãos e cidadãs de origem portuguesa. Dado que todos habitamos nesta terra iluminada, e que todos e todas poderíamos viver muito melhor.

Exercitar a cidadania senhora Antónia, é sem duvida alguma poder dialogar com as instituições, e com as pessoas que nos circundam. Porque independente dos países de origem, independente de religiões, independente de culturas, somos todos e todas cidadãos e cidadãs deste País, Portugal. Somente dialogando é que podemos construir sociedades mais justas.

Grata pelo seu comentário, que me inspirou a esta resposta. Por mais que muitos de nós seres humanos não queiramos admitir: somos UM. O Planeta exige de nós, uma revolução de consciência, a fim de que possamos nos tornar seres humanos mais humanizados, benevolentes, amorosos e criadores de paz, do belo, de positividade. Para tal não podemos permitir com que injustiças recaiam sobre as nossas cabeças ou sobre nossos irmãos e irmães cósmicos.

Grata pela atenção, uma boa semana.

RS