16.0

SEF - Informações incoerentes

Andrea
Andrea apresentou a reclamação
7 de fevereiro 2018

Fiz um agendamento para obtenção do cartão de residência por ser casada com cidadão português em novembro. Fui agendada para fevereiro. Em dezembro enviei um email através do portal do SEF para perguntar a documentação necessária e obtive uma lista à qual cumpri rigorosamente. (minha dúvida era se era preciso a minha certidão de nascimento de narrativa completa ou a certidão de casamento aqui em Portugal). Fui informada que ambos documentos eram aceitos. Ao chegar hoje ao SEF, fui informada que por ser casada com cidadão português, somente a certidão de casamento aqui de Portugal era aceita. Além disso, pediram-me para comprovar que meu marido tem como prover meu sustento. Ora, na lei não há nenhuma referência a este pedido.
Mas entendo que o serviço tenha autoridade para pedir o que lhe convier. Mas também acredito que devemos todos ser tratados com respeito e com assertividade. Uma vez que busquei informações junto ao SEF em dezembro, porque não obtive a lista de documentos correta? Agora tenho agendamento somente em abril. O que é suposto fazer até lá? Não posso tirar carta de condução, estudar, trabalhar.
Todos os documentos exigidos agora posso os ter em mãos hoje. Já que não pude dar entrada na documentação hoje por falha de comunicação do SEF, porque eu tenho de ser penalizada e esperar mais dois meses para ser atendida?
Caso o site e as informações fossem mais corretas, o atendimento pudesse ser mais ágil e eficaz.
Minha única solicitação é que vejam a discrepância do email que recebi e a documentação que presencialmente é realmente solicitada e tentem me atender o mais breve possível. Afinal de contas, desde dezembro tenho tudo o que foi pedido em primeiro lugar.

Data de ocorrência: 7 de fevereiro 2018