16.3
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Manifestação de interesse

Amanda apresentou a reclamação
26 de novembro 2020
Venho por meio deste deixar a minha reclamação e expressar a minha frustação com o serviço de fronteiras de Portugal.

Encaminhei minha manifestação de interesse em Janeiro de 2019. A aceitação saiu no dia 20 de agosto de 2020. Foram 8 meses de espera. Somam-se já longos 11 meses, quase 1 ano.

O processo sempre foi demorado, mas nos últimos 2 anos tomou proporção exorbitantes E sim, eu estou levando em conta o COVID19 porém isso não é apenas por causa do COVID, sabemos aqui que há uma série de medidas que tem de ser postas em prática pra melhorar o serviço que na minha opinão não condiz com um país da Europa.

Não há nenhum tipo de informação depois que a manifestação é aceita. Eu tenho que entrar todos os dias no SAPA, de manhã, de tarde e de noite. Já são 3 meses fazendo isso todos os dias sempre com medo que as vagas vão abrir e eu não vou conseguir marcar pois as vagas se acabam em minutos.

Tive que parar a minha carta de condução, meu exame teório já venceu pois fechou 1 ano desde que fiz, agora vou ter de pagar e fazer a prova teórica novamente.

Em Maio, se não conseguir marcar um novo exame teórico eu perco toda a minha carta de condução, ou seja, vou perder o investimento de mais de 500 euros que já fiz e vou ter de começar do zero, pagamento de aulas teórias e aulas práticas. Não é só dinheiro perdido, é também tempo investido que foi perdido e o sentimento de frustação de começar tudo novamente sendo que poderia ter sido evitado.

Meu empregador por sorte renovou o meu contrato, mas constantemente pede pelo meu visto. Já estou no segundo contrato sem um visto válido.

Eu não entrei em Portugal como turista, vim legalizada do Brasil com um visto de estudo no qual renovei por 2 mais anos, mas tive que solicitar a manifestação de interesse pois quis mudar meu visto de estudo para o visto de trabalho.

Todos os meses são descontados 23% do meu salário de taxas, segurança social em dia, tudo como deve ser.

É frustante ter que ficar no limbo por tanto tempo, sem nemhuma informação, com o sentimento de valer menos, de não ter meu direito civil reconhecido e de ter que lidar com os olhares maldosos quando pedem meu cartão de residência quando digo que não tenho.

Pedem o BI pra tudo, absolutamente tudo, abrir uma conta, tirar a carta de condução, carta de convite para receber um familiar.

Não posso viajar, não posso conduzir e ninguém vai responsabilizar -se pelo prejuízo que estou tendo.

Só peço uma coisa, que me digam qual vai ser a estimativa de agendamento para a minha manifestação de interesse.

Muito obrigada
Meus cumprimentos
Data de ocorrência: 26 de novembro 2020
20 de dezembro 2020
Sem resposta da minha reclamação e sem resposta do email enviado há 3 semanas atrás diretamente ao SEF
27 de janeiro 2021
Nada resolvida e meus emails enviados não são respondidos. Total descaso
Amanda avaliou a marca
23 de setembro 2021