16.2

SEF - Nacionalidade britânico - linha Brexit recusa-se a ajudar

Vitor Almeida
Vitor Almeida apresentou a reclamação
25 de fevereiro 2021
Há quase 1 mês que tenho entrado em contacto com o SEF, a partir da linha geral e da linha Brexit acerca do meu namorado, que é britânico.

A linha Brexit recusa-se a dar informações dizendo que não têm qualquer tipo de informações o que é suposto fazerem com os cidadãos britânicos e que pode demorar até ao dia 30 de Junho para terem mais informações.

A linha geral do SEF informou-me que teria de ser a câmara municipal a ajudar.

Hoje, dia 25 de Fevereiro de 2021, o meu namorado tinha uma marcação com a câmara municipal mas a marcação teve de ser cancelada porque a câmara municipal não pode emitir estes certificados, e foi-me dada a informação que teria de entrar em contacto, mais uma vez, com a linha Brexit.

Entrei em contacto com a linha Brexit e a mesma informação foi dada, que nao tinham qualquer tipo de informação e que infelizmente não poderiam ajudar.

O meu namorado já tem número de contribuinte, número da segurança social e contrato de trabalho. Neste momento, não pode começar a trabalhar porque não tem os “documentos necessários”.

Como é possível, neste país, nunca ser possível ajudar os emigrantes e ser tão difícil conseguir resolver seja qual for o problema?

O SEF existe para prestar apoio aos emigrantes e recusam-se a fazê-lo.

Como português e como contribuinte, acho extremamente arrogante este tipo de atitude perante uma autoridade como o SEF.

Já não sei mais o que fazer. Já liguei para todos os números, todos os sítios e ninguém me consegue ajudar.

Qual a necessidade de terem uma linha Brexit se não conseguem dar qualquer informação? Só para mostrarem que têm? Isso não é suficiente!

Isto tem de ser RESOLVIDO! Não podemos brincar com a vida das pessoas desta forma!

Será a única solução para este problema entrar em contacto diretamente com os canais de comunicação a ponto de ir à televisão, jornais, etc falar da forma como o SEF trata os emigrantes?

Há portugueses por todo o mundo, e ninguém nos trata da forma como tratamos os outros!
Data de ocorrência: 25 de fevereiro 2021
Vitor Almeida
4 de março 2021
Ainda estamos a aguardar uma resposta por parte da SEF e/ou da linha do Brexit.

Aparentemente, o departamento que trata destas coisas está fechado por causa do confinamento.

Enquanto isso, as pessoas ficam sem saber o que fazer e a entidade patronal tem de esperar.