16.4

Ion Sula
Ion Sula apresentou a reclamação
15 de novembro 2018

Exmos Sres
Venho por este meio a fazer a reclamação por motivos que já tive várias vezes ao SEF a ver o que se passa com a situação do título de residência da minha esposa e até agora não foi nada feito, mas já passou mais de seis meses.
Tive uns tempos fora de Portugal e conheci a minha futura esposa. Casamos há 4 anos. Votamos juntos para Portugal porque decidimos ficar viver cá. Tenho cá um apartamento e gostamos de viver neste país.
Fomos ao SEF de Setúbal, tratamos da documentação para pedir o título de residência para a minha esposa. Temos tudo pago, temos o recibo comprovativo de pedido. Entregamos os documentos no dia 02-05-2018 e fomos avisados que o cartão de residência ia demorar até três meses para ser entregue.
No dia 12.06.2018 recebemos uma carta com o assunto: Notificação de Suspensão do Procedimento. Passado umas duas semanas, em minha casa, foram dois agentes, do SEF a verificar a nossa situação e a perguntar se eu continuo a trabalhar no estrangeiro. Já faz muito tempo que não trabalho fora do país. Eu voltei em Portugal em Agosto de 2017, mas a partir de Dezembro, decidimos que vamos ficar cá para sempre.
Ora bem, acontece que até a data de hoje, dia 15.11.2018, já passaram mais de seis meses e ainda não foi nada resolvido e nem temos nenhuma resposta da parte do SEF. Já tivemos 2 vezes com marcação e uma vez sem marcação e não conseguimos nenhuma informação acerca deste processo. Acontece que a minha sogra tem 78 anos e a saúde da mãe da minha esposa piorou muito. Estamos preocupados que ela pode falecer... A minha esposa queria ir visitar a mãe. No SEF disseram que se a minha esposa saír do país, o processo fica cancelado, mas a nossa intenção é ficar a viver cá..trabalhar, descontar.
Eu estou a pagar a segurança social como voluntário 117 euros todos os meses. Porque a minha esposa não tem direito para receber o cartão de residência em Portugal,??? já que eu estou a viver em Portugal, estou a pagar um crédito habitação, estou a descontar para a segurança social. a minha esposa também quer fazer descontos, etc...mas sem legalização não se consegue fazer nada, já tentamos várias formas. Ou somos obrigados a trabalhar ilegal??

Agradecemos desde já a Sua atenção e esperamos quedista vez seremos ouvidos.

ION SULA e NATALIA TKACHENKO

Data de ocorrência: 15 de novembro 2018

Estou com o mesmo problema, meu processo foi suspenso...
como voce procedeu?