15.9

Cristiane de Cassia Balbino
Cristiane Balbino apresentou a reclamação
4 de setembro 2020
Prezados, boa tarde.

Gostaria de reportar para vocês o que aconteceu comigo em 26 de agosto de 2020, quando fiz escala no aeroporto de Lisboa, a caminho de Genebra.

Tive uma experiência que me deixou muito insatisfeita. Na imigração, fui levada para uma sala em separado e fui alvo de perguntas invasivas e feitas com tom de desconfiança. Primeiro, o policial se dirigiu a mim perguntando o que “faço" da vida” no Brasil. Ao não ter entendido a pergunta, pedi para ele repetir e, a partir disso ele reformulou a pergunta e disse que queria saber qual é a minha profissão, a qual respondi que sou fisioterapeuta e mostrei a minha carteira profissional.

Após isso, me perguntaram o porquê de eu não ter me casado com o meu noivo/namorado suíço. Quando se referiram a ele, perguntaram diretamente qual é a profissão dele, e não o que ele “faz da vida”, diferentemente do como se referiram à minha ocupação profissional. Ainda, me perguntaram como uma relação assim, à distância, pode funcionar e também me perguntaram se realmente somos felizes assim. Não bastasse, o oficial chegou a ironizar o fato de que eu levei uma pasta bastante organizada com provas da minha relação de quase 7 anos e me disse que tive o trabalho de organizar todos aqueles documentos sem ter a certeza de que eu seria aprovada na imigração.

Com isso, senti que o policial que me atendeu estava sugerindo que eu estaria viajando para a Suíça por motivos escusos, como para a prática de prostituição, ou um motivo diferente do que para me reencontrar com meu namorado, o qual não o vejo desde 01/3/20 .

Após isso, fui liberada em cima da hora do meu embarque, motivo pelo qual precisei sair correndo. Ao embarcar, busquei ajuda de uma atendente da TAP, responsável por orientar os passageiros e direcioná-los ao veículo que conduz à aeronave. Como eu estava apressada e com medo de perder o vôo, perguntei à funcionária da TAP se eu estava no lugar certo, e ela me disse: “Não, você está voando”, e fez isso abrindo os braços e imitando a forma como um pássaro bate as suas asas, tendo ainda dito: “Você está no ar, e precisa aterrisar”.

Muito me impressiona a falta de respeito e profissionalismo de uma pessoa que está ali, em tese, para ajudar. Eu não dei liberdade para ela brincar comigo ou me tratar dessa forma, e nunca a dei intimidade para isso. Eu somente pedi ajuda, e recebi uma resposta vexatória que me humilhou na frente de outro passageiro.

Dito isso, eu me questiono o motivo pelo qual fui tratada de forma tão degradante pelos oficiais da imigração e também pela funcionária da TAP. Sou uma mulher negra e vi, nessas ocasiões, a cor da minha pele utilizada como elemento para ser discriminada por quem sou, e isso é intolerável. Eu vi a forma como as outras pessoas, todas elas brancas, eram tratadas na imigração e pelos funcionários da companhia aérea: sempre de forma cordial e sem desconfiança.

Conheço Portugal que é um país que gosto muito e sei que este comportamento não é tipico do seu povo, que sempre achei muito aberto. Porém conheço os meus direitos e estou amparada para que eu possa tomar as medidas administrativas e judiciais cabíveis, pois não aceitarei ser humilhada como fui em razão da cor da minha pele. Aguardo um retorno da companhia aérea sobre os episódios citados para que eu possa tomar as devidas providências.

Atenciosamente,
Data de ocorrência: 4 de setembro 2020
2 de janeiro 2021
Prezados senhores... Ainda aguardo minha resposta !
10 de janeiro 2021
Prezados senhores... Ainda aguardo minha resposta !

Que estranho, quatro meses para fazer uma queixa. Vou-lhe dizer uma coisa o meu pais PORTUGAL não é racista, não confunda as coisas.

Primeiro de tudo efetivamente, ninguém disse que o meu pais Portugal era racista ou não.
Continuando em segundo, tem pessoas/gente que demoram muitíssimo mais tempito para fazer uma ou mais queixas.
#forafronteiras #forasef #forabarreiras #foracrapitalismo #forabolsotrump #forabolsoputin #foraandréventura