15.9

SEF - Reclamação

Paulo Costa
Paulo Costa apresentou a reclamação
28 de maio 2018

Sou Paulo António da Costa, portador de Residente nº 8X33C1469, venho por este meio pedir ajuda às entidades competentes e quem de direito para me ajudar a resolver este problema absurdo disparatado provocado pelo departamento do SEF (serviços de emigração e fronteiras) de Setúbal em Avenida Luisa Todi, nº36, 38A e 40, 2900.
Para começar fiz um agendamento no portal do SEF no inicio de fevereiro passado, com antecedência conforme a lei manda, três meses antes da data da caducidade da residência, e fui agendada para dia 28/05/2018, pelas 09h:00m, no posto de atendimento em Setúbal, comprovativo no anexo.
No dia 28/05/2018, compareci no tal ponto de atendimento as 11h:12m, apresentei-me para ser dado a minha senha, o Sr. segurança me informou que deve falar com o chefe porque eu estava atrasado, voltou com informação do(a) chefe que eu não podia fazer a renovação hoje e vão remarcar e já remarcaram o agendamento para o dia 30/10/2018, pelas 12h:00m, no mesmo ponto de atendimento do SEF em Setúbal.
Isso não faz sentido porque eu tenho um agendamento neste mesmo dia, só pelo facto de me atrasar, não pode anular o meu agendamento e agendar-lhe para daqui a cinco meses? Considero isso como um abuso de poder dentro de um Estado de direito e democrático, embora existe regras administrativos a ser respeitado, eu pedi o Sr Segurança para informar o seu chefe que eu tenho um urgência em renovar a minha residência porque estou neste momento a terminar o Mestrado em Ciência Política na Universidade de Lisboa/ISCTE-IUL, tenho que viajar para Guiné-Bissau a fim de realizar a pesquisa do campo relacionado com o meu tese a ser defendida em Janeiro de 2019, por isso peso para ser atendido, tendo em conta ao meu atraso estou disponível para ser ultima pessoa a ser atendida, a resposta que eu recebi é que o chefe já decidiu.
Parecia-me que estávamos perante um Estado de Ditadura, que foi abolido em 25 de abril de 1974. Qualquer que seja a instituição existe tolerância. Pedi para ser ouvido por um funcionário do SEF desta instituição e fui negado este pedido, pedi o livro de reclamação e fiz um breve resumo do meu descontentamento.
Não sou pessoa indicada para criticar o modelo da eficácia administrativa desta instituição, uma coisa é certa se tenho marcação devia ser atendida, pode ser última do dia, mas devia ser atendida, agora remarcar para daqui a cinco meses é transferia o trabalho que devia ser feito hoje; é isso a eficácia ou isso que é uma administração rígida?
Uma instituição como a SEF não pode e nem deve criar uma muralha entre a instituição/utentes, isso não abona em nada relativamente a perceção que os utentes têm fase a esta entidade, pelo contrário desequilibra toda uma eficácia ou um modelo a ser construído já a vários anos.
Por isso peço as entidades competente que me ajudam resolver este mal-entendido a fim de concluir o meu Mestrado em tempo previsto, sem mais assunto termino e agradeço a compreensão de todos e aguardo a resposta, obrigado cumprimentos.

Data de ocorrência: 28 de maio 2018
Ver perfil de
28 de maio 2018

Então espere lá... você chega 3 horas atrasado, e os outros é que têm que se preocupar com as suas responsabilidades?!? Por amor da Santa!!! Não lhe parece que houvesse mais pessoas para ser atendidas até a hora de fechar? Ou alguém iria ter que fazer horas a mais porque vossa excelência acha que três horas de atraso é coisa pouca?!?

Muito bom dia,
Não estou precisando em meu nome de nenhum serviço no SEF de Setubal, mas também sou da opinião que eles têm um jeitinho para humilhar as pessoas que se lhe dirigem; eu já fui lá humilhado e não pretendo lá voltar.
Agora estou ajudando uma cidadão Brasileira que está trabalhando aqui em Sines, Santa Casa da Misericórdia de Sines, tem todos os documentos em dia, IRS. NISS, renda de casa, contrato trabalho, contrato de renda de casa, etc , etc, etc. Tem a documentação via internet entregue no SEF, está autorizada pelo SEF a fazer a marcação via internet. Entro no site duas vezes ao dia desde o dia 11-04-2019, até hoje dia 03.09.2019 ainda não consegui uma vaga em todos os postos de Portugal Continental, Açores ou Madeira.
Só posso dar esta ajuda porque sou um velho reformado e estou aqui brincando com a situação, agora que é humilhação, lá isso é. Virgilio Inacio da Silva

Já li nos jornais que os piratas informáticos teem vagas para marcação á venda por 600 euros, penso que vou mandar para lá os necessitados… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, que se salve quem puder...