16.0

SEF - Reclamaçao SEF

Antonio Pedro Araujo Barroso Gomes
Antonio Gomes apresentou a reclamação
23 de janeiro 2017

Venho por este meio expor a minha insatisfação relativamente aos serviços de imigração, passo a explicar a situação da forma mais detalhada e clara possível:

O meu nome é António Pedro Araújo Barroso Gomes, sou cidadão Português, natural do concelho de Cabeceiras de Basto, sou casado desde 27/11/2015 com Faten Larif, cidadã Tunisina, residente em França há cerca de 13 anos, onde exerce a profissão de arquiteta.

Apos vários anos passados em vários países, nomeadamente a França onde obtive uma licenciatura em gestão e economia de empresas assim como um mestrado em comercio internacional (Paris), decidi conjuntamente com a minha esposa viver em Portugal na região de Lisboa, pois vejo no meu pais um grande potencial em termos de comercio internacional, e o meu objetivo é participar nesse sucesso Português, a minha esposa apaixonada pelo cultura portuguesa encarou de forma positiva esta mudança de Paris para Lisboa.

Estamos, portanto, instalados em Lisboa (Oeiras precisamente) desde final do mês de dezembro.

A minha esposa cidadã tunisina, mas com autorização de residência em França, desde 2003, pode viajar comigo para Portugal para assim podermos viver juntos, antes de efetuarmos a viajem, enviei um email para o SEF afim de saber o que é necessário para que a minha esposa possa obter uma autorização de residência, o SEF respondeu-me que a minha esposa poderia estar em Portugal durante 3 meses, mas logo que entrasse no território devia dirigir-se ao SEF para proceder ao registo.

Foi o que fiz, mas que surpresa não foi a minha, quando o SEF me propôs a marcação dia 30/05/2017 as 9.30h, ou seja, cerca 5 meses depois de eu efetuar o meu pedido.

Com esta informação o nosso entusiamo de viver em Portugal reduziu, embora pense que essa situação poderá ser resolvida.

O principal problema até ao dia 30/05/2017, é que a minha esposa:

1- Não pode trabalhar em Portugal na área da arquitetura, embora tenha varias proposta nesse sentido.
2- Não pode beneficiar de aulas de Português, pois as associações e empresas em questão pedem um cartão de residente e numero de contribuinte.
3- Não podemos inscrever o nosso nome nas faturas de agua/luz/telefone, pois pedem o numero de contribuinte das duas pessoas.

Em resumo, sem obter o cartão de residência, assim como o NIF, é bastante difícil, ou mesmo impossível ter uma vida social e profissional.

Repito que somos casados desde 27/11/2015, e que a minha esposa Faten Larif possui cartão de residência em França, onde residíamos juntos desde 2013 na cidade de Paris.

O meu pedido, é que possa obter uma marcação rapidamente, afim que possamos obter o cartão de residência, e assim que a minha esposa possa trabalhar e ter uma vida social correta.
Para informação tenho um contrato de trabalho com uma empresa portuguesa, onde começo a trabalhar dia 01/02/2017

Fico à disposição,
António Pedro Araújo Barroso Gomes