16.0

SEF - Reclamação sobre o atendimento

Claudio Machado Lopes
Claudio Lopes apresentou a reclamação
19 de fevereiro 2020
Sou brasileiro, estou em Portugal para o mestrado da minha esposa e resido em Lisboa, no bairro Alfama e tenho um cartão de residência ainda válido. No dia 05/02/2020, às 14:15, compareci ao meu agendamento SEF CNAIM em Anjos, conforme havia sido agendado por mim, e a mim disponibilizado o atendimento no site do próprio SEF, para cumprir as minhas obrigações com relação à minha renovação do título de residência por reagrupamento familiar com a minha esposa com todos os documentos requisitados. Fui atendido por um senhor que me pediu todos os documentos, os estudou, parecia que iria realizar o meu pedido e logo depois me informou que este posto não tinha capacidade para realizar a minha renovação do título e que iria me reagendar para o posto do Marquês de Pombal para o dia 15/02/2020 - local onde a minha esposa realizou o reagendamento do título dela com sucesso. Ele me disse que eu receberia um e-mail de confirmação e aviso por mensagem no telemóvel para esta data. Ocorre que até o dia (14/02/2020) não havia recebido qualquer e-mail ou mensagem e, após entrar em contato com o SEF por telefone, fui informado que meu reagendamento não existia. Liguei para o posto CNAIM e me disseram que eu deveria ir até lá e conversar com uma pessoa do guichê 5. Hoje, dia 19/02/2020, dia da minha folga no trabalho, compareci ao posto CNAIM. A pessoa do guichê 5 não estava. Pedi para falar com o coordenador. Ele também não estava. Me disseram para "voltar outro dia". Expliquei que trabalho e não posso ficar indo e vindo como se nada fizesse da vida. Pedi o livro de reclamações e registrei o meu caso. Já fora do CNAIM, fiz contato com o SEF por telemóvel, na esperança de conseguir um novo agendamento. Me informaram que eu poderia marcar para a Ilha da Madeira!!!! Ao retornar à minha casa e após tentar um novo agendamento junto ao site, entrei em contrato, via telemóvel com o SEF novamente, a atendente ouviu a minha reclamação, confirmou que o posto CNAIM Anjos realiza esse tipo de serviço, me pediu meus dados, pediu que eu aguardasse um instante e logo em seguida a ligação foi terminada. Não sei mais o que fazer. Estou com todos os meu documentos ainda em dia. Meus impostos estão corretos e não tenho pendências com o país. Tenho a cópia da minha reclamação registrada. Me sinto totalmente desrespeitado.
Data de ocorrência: 19 de fevereiro 2020
Claudio Machado Lopes
Claudio Lopes avaliou a marca
20 de fevereiro 2020

Meu problema foi resolvido por nossa conta, sem qualquer envolvimento do SEF sobre o problema apresentado nessa reclamação. Conseguimos marcar um novo agendamento em outra unidade do SEF mediante grande insistência, após muitas horas e tentativas durante a noite. Quero frisar que eu já havia feito o agendamento com muita antecedência, meses antes, seguindo todos os requisitos do SEF e tomando todas as providências necessárias.