16.3
  • (+351) 218 106 19
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Recusa de entrada de um cidadão brasileiro meu convidado

João Carlos Dias de Oliveira
João Oliveira apresentou a reclamação
27 de fevereiro 2020 (editada a 6 de janeiro 2021)
Venho deste modo reclamar do passado dia 19 de Fevereiro a proibição de entrada de um cidadão Brasileiro meu convidado no território Português.
Convidei um Cidadão Brasileiro para ficar em minha casa durante 3 meses para que desfrutasse da minha hospitalidade e conhecesse o pais, ao Chegar este cidadão de nome Raúl dos Santos Alves, este foi retido no SEF. , o cidadão tinha uma carta escrita e assinada convidando e dando todos os meus contactos pessoais caso existisse alguma duvida, indicando também que eu iria o buscar ao Aeroporto de Lisboa , caso necessitassem de algum esclarecimento, este Cidadão brasileiro é de idade de 20 anos está ao cuidado da família os avós paternos que no mesmo período estão na Alemanha por este motivo o convite foi de 3 meses.
Após varias horas de espera dirigi-me ao serviço de informações no que me disseram para contactar o SEF para que me informasse se o Cidadão em questão estaria retido no SEF.
Após varias tentativas consegui que atendessem no que me pediram o meu contacto telefónico e que este cidadão tinha apenas 4 pessoas á sua frente e logo me contactavam. Varias horas depois voltei a tentar telefonar para o SEF sem nada conseguir digrigi-me á entrada dos serviços do SEF junto ás partidas, a sra. que prestava segurança no local conseguiu o contacto dos serviços , no que me indicaram que so teri uma pessoa á sua frente mais um pouco e me contactavam. esperei mais umas horas e voltei a contactar o SEF com dificuldade de conseguir ligação no que me referiram mais uns minutos e me telefonariam de novo. durante todo este período o Cidadão Brasileiro foi me mandando mensagens para saber o que estava se a passar neste departamento, no que refiro que o tempo era passado pelos Agentes do SEF a mandar aviões de papel uns aos outros e menosprezando todas as pessoas que estariam neste local para serem interrogadas, dando assim uma imagem de pouco profissionalismo e pouco civismo , no que foi um belo " postal " do acolhimento que nos enaltece como pais acolhedor, principalmente para cidadãos Brasileiros , o povo Irmão que os portugueses gostamos de referir.
perto das 20h desse dia, voltei novamente a não conseguir o contacto do Departamento do SEF. no que voltei á entrada do SEF junto as Partidas, no que o Segurança contactou telefonicamente referindo que iria passar a noite nas instalações do SEF, dentro do Aeroporto. Fui fazer uma exposição ao Sef por email para que ficassem justificado a premência em território Português do meu convidado.
Após o envio voltei a contactar o SEF. no que me responderam que este email seria visto por o Inspector de Fronteiras que entraria ao serviço no dia seguinte após as 9h da manha, podendo contactar o serviço do SEF para saber da resolução da entrada do Cidadão.Fui para casa perto da meia noite e sem ter da parte do SEF qualquer contacto telefónico para me por a par da situação já que eu sou a pessoa responsável pela vinda deste cidadão.
No Dia seguinte quando chego ao Aeroporto dirijo-me á entrada do SEF , para saber noticias sobre o email que eu enviei e me foi comunicado que enviaram o Cidadão para o Brasil num Voo das 8 da manhã.
Acho deplorável a situação que eu fiquei como cidadão deste pais e os serviços que prestam , já que eu trabalhai no Aeroporto e em questões de segurança toda a organização zela pela segurança no aeroporto nesta entrada de vários países, porque o estar alerta para qualquer situação anómala não sõ os só os agentes do Sef que previnem ou mesmo evitam que algo aconteça neste espaço tão sensível mas sim toda a organização, por este motivo deixo a minha reclamação por serviços prestados pelo Sef. e pedindo que seja ressarcido de todas as despesas tanto da viagem como dos dias e de os estacionamento e com esclarecimento cabal de toda esta situação.
Data de ocorrência: 27 de fevereiro 2020
27 de fevereiro 2020

Reclamação ridícula. Era o que mais faltava agora uma carta ser suficiente para que um cidadão estrangeiro possa entrar num país estranho sem a situação ser averiguada. Compete ao SEF decidir se o cidadão estrangeiro reune todos os requisitos para entrar em Portugal.

SR Carlos se eu descrevesse com exactidão o que o cidadão Brasileiro passou pelo SEF , desde agressão física e verbal , sem condições para pernoitar no Aeroporto, ao frio e no chão deitado, eu já fui ao Brasil e fui muito bem tratado pelos serviços de fronteiras no Brasil , não admito pessoas que estão ao serviço na nação portuguesa que tratem as pessoas com violência e sem qualquer humanidade , que foi o que aconteceu pouco depois ao estrangeiro que mataram no Aeroporto de Lisboa, por aqui se vê as condições que as pessoas são tratadas nas fronteiras , eu trabalhei no Aeroporto e o que se passava neste serviço estatal era tudo menos normal , muitas pessoas estavam prisioneiras no aeroporto com crianças sem condições e sem poderem contactar os familiares, neste departamento do SEF as pessoas são privados dos seus direitos , o seu comentário só me leva a querer que ou o Sr. é funcionário do SEF ou não lê as noticias.

A conclusão dos factos retratados vimos pela comunicação social que afinal os estrangeiros que atravessam o aeroporto são tratados com violência e maus tratos, afinal a minha reclamação tem sentido ou é preciso morrer mais uma pessoa vitima dos serviços do SEF, sr. Carlos.