16.0
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Reembolso do pagamento do segundo passaporte

Laurinda Je Jesus Martins Teixeira
Laurinda Teixeira apresentou a reclamação
27 de setembro 2019 (editada a 30 de setembro 2019)
No dia 30/6/19 renovei o meu passaporte (paguei € 65,00), na Loja do Cidadão, no Arrábida Shopping/GAIA. No dia 7/6/19 eu levantei o passaporte. Os dados estavam corretos, mas na ausência do passaporte anterior (não me foi facultado no ato da entrega do novo) não pude avaliar a divisão do meu nome com o apelido, pois a palavra "Nome et Apelido" são tão minúsculas que somente com uma lupa. Em Agosto/19, a minha agência de viagem constata que, o nome não estava bem dividido, e que, eu precisava de fazer um novo passaporte, rapidamente, para poder viajar no dia 6/10/19. Eu entrei em contacto com IRN de Lisboa, que me aconselharam a fazer um novo passaporte no Consulado de Paris, para não perder a viagem, e depois entrar em contacto com a Loja do Cidadão do Arrábida Shopping em V. N. de Gaia ou o Cartão do Cidadão para resolver este assunto e poder ser reembolsada, uma vez que o problema foi a má divisão do nome/apelido e não erro nos nomes ou outros dados. No Consulado Português, em Paris, eu fiz reclamação escrita, no dia 29/08/19, dia que pedi o novo passaporte (paguei mais € 75,00), e a resposta foi que, uma vez que o passaporte não foi feito com eles, eles não podiam assumir o erro.
Eu enviei um email, em primeiro lugar, para a loja do cidadão do Arrábida Shopping que nunca me responderam. Enviei um email dia 10/9/19, ao Cartão de Cidadão, responderam mas culpando-me de não ter verificado tudo corretamente - da mesma forma que eu escrevi aqui, eu informei-lhes que, eu não sabia como vocês se organizam na divisão das coisas, e o "nome e apelido" mal se vêm, com letras tão minis que eu não consigo lêr. Quanto ao reembolso eles enviaram um email para "passaporte.helpdesk@irn.mj.pt". Ainda não recebi qualquer outra resposta .
O erro foi feito por um profissional do Arrábida Shopping. Houve um problema durante a assinatura onde o profissional não conseguia validar o documento. Eu a alertei que talvez os meus brincos ou anel bloqueassem, eu tirei-os e a Senhora recomeçou com um certo stress. A única coisa que eu sei é que pedi o antigo passaporte para confirmar a disposição do novo e foi-me negado. O passaporte foi analisado pela funcionaria e ainda pelo SEF, ambos falharam. Eu falhei por não ter atenção ao corte do nome porque não consegui lêr a palavra "nome e apelido" e desconheço a organização do documento. Não é justo que no meio disto tudo eu seja a única a assumir toda a responsabilidade e viver um stress, deslocar-me a Paris duas vezes para fazer e levantar o novo passaporte e pagar de novo e ainda mais caro. Os telefonemas consecutivos ora para IRN de Lisboa e do Porto e para o SEF durante horas, este nunca atende o telefone apesar de ter vários números. Eu so peço que me seja reembolsado o dinheiro do passaporte que fiz em Paris.
Data de ocorrência: 27 de setembro 2019