16.3
...
AIMA16.3
Agência para a Integração, Migrações e Asilo
  • (+351) 218 106 19
    Chamada para a rede fixa nacional
  • Avenida António Augusto de Aguiar, 20
    1069-119 LISBOA
  • geral@aima.gov.pt

SEF - Renovação do título de residência

Vinícius Teixeira apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
Prezados(as), boa tarde!

Venho por meio deste registrar uma reclamação em relação ao atraso na renovação e entrega do título de residência.

No dia 30/08/2022 realizei o processo automático de renovação do título de residência, efectuei o pagamento 3-4 dias depois, conforme orientação e fiquei a espera de que tudo fosse resolvido.

Entretanto, hoje estamos no dia 28/11/2022 e o meu pedido ainda aparece como PEDIDO EM PROCESSAMENTO - $Resources:status_2000;.

Como sou estrangeiro em Portugal, preciso ter um documento válido para poder ter uma vida normal, sem restrições e receios. Tenho compromissos pessoais e profissionais para serem cumpridos e estou impedido devido o facto de não ter um documento de identificação válido a não ser o passaporte e a carta de condução.

Gostaria de saber quando o meu processo será concluído e o documento será enviado para minha morada.

Obrigado pela atenção!

Data de ocorrência: 28 de novembro 2022
3 de fevereiro 2023
Prezados(as), boa tarde!

Poderiam por favor dar algum feedback?

Fiz o processo como deveria, tenho todos os documentos necessários, mas não tenho qualquer retorno sobre o desfecho da situação. Infelizmente preciso de um documento válido para ir e vir em outros países, para conseguir créditos, entre outras inúmeras situações.

Estou a ser completamente lesado nos meus direitos aqui em Portugal.

Aguardo um feedback da marca antes que seja necessário entrar por meios jurídicos para resolver a situação.

Obrigado!
1 de março 2023
Prezados(as), boa noite!

Parece brincadeira, mas estamos em março de 2023 e até hoje não obtive nenhum retorno do SEF. Vale ressaltar que dia 30/08/2022 solicitei o pedido de renovação automática de maneira on-line. De lá pra cá ja se passaram 6 meses e continuo irregular em Portugal.

Vou continuar a registrar as minhas reclamações até que a situação seja resolvida, com o objetivo de deixar documentado todo processo para apresentar em tribunal os constrangimentos passados ao longo do período.

Todos os dias envio diversos e-mails para o SEF, mas não tenho nenhuma resposta. Continuarei na luta pelos meus direitos.
16 de março 2023
Prezados(as), bom dia!

No dia de hoje 16/03/2023, compareci ao SEF localizado na Av. António Augusto Aguiar, Nº 20 – 1069-119 para saber o que poderia estar a acontecer com o processo de renovação de residência.

Uma funcionária pegou minha residência antiga e foi verificar os dados no sistema para saber o que se passava. Após alguns minutos ela voltou com a informação de que não constava nenhum pedido de renovação junto ao SEF. Portanto, como foi um processo virtual, ela em nada poderia ajudar.

A mesma ainda me passou um novo e-mail para enviar a solicitação e verificar o que pode estar a acontecer.

Parece brincadeira, mas todos os dias envio cerca de 10 e-mails para os endereços eletrônicos do SEF, mas não tenho a sorte de obter uma resposta.

Resumo, o processo foi perdido e não entrou no sistema, embora no portal, quando faço o LOGIN, continue a constar "PEDIDO EM PROCESSAMENTO".

Irei continuar a enviar e-mails e registrar as reclamações, pois infelizmente dependo dos serviços do SEF para viver legalmente em Portugal.

Espero que respondam aos e-mails ou tratem desta reclamação, pois realmente não tenho outras possibilidades.

Desde já agradeço a atenção.
Vinícius Teixeira avaliou a marca
18 de maio 2023

Tive que acionar um advogado para resolver a situação, pois me desloquei a diversos SEFs, enviei dezenas de e-mails e fiz dezenas de ligações, mas não conseguiram me ajudar. Lamentável que as coisas tenham que funcionar desta maneira.

Boa noite Vinícius. Tenho o mesmo erro cá e o mesmo status renovei a fim de novembro e preocupado com isso. Conseguiste alguma informação/retorno por parte do SEF?

Boa tarde Douglas!
Não tenho qualquer retorno por parte do SEF ou outro órgão competente.
Irei aguardar mais um tempo, registrar todas as minhas reclamações, prazos, para em último caso tentar resolver por meios jurídicos.
Boa sorte na sua jornada!

Já é fevereiro e não recebeste nenhum retorno?
O SEF é uma piada de órgão mesmo. Sinto muito por esses inconvenientes!

Olá Fernando!
Não obtive nenhuma resposta por parte do SEF até o momento. Meu pedido continua com o mesmo status, já passei por transtornos em operações Stop, perdi oportunidades profissionais e pessoais e ainda estou a espera do documento.
Cumpro com todos os meus deveres em Portugal e é o que o SEF me dá em troca.
Vou continuar na luta para obter algo que é meu por direito.
Obrigado pelo comentário!

Boas Vinicius,

Tenho exatamente a mesma situação, renovei a minha residência permanente via online no dia 28 de Abril e até agora não há sinal desta.
O estado no site é o mesmo há bastante tempo, e todos os dias envio emails aos quais não recebo resposta.
é lamentável.
Conseguiu resolver?

Obrigado,
Jelson G.

Hello All,

I have the same issue. Any resolutions yet?

Vincius,

Do you mind sharing what lawyer you used, how long it took, and how much he charged for the resolution?

Do you get your card now. If yes how please tell me i have a same problem from july 21

Vinícius, conseguiu resolver a situação? Poderia indicar o advogado que tratou do seu processo?

Olá, Vinícius! Estou com o mesmo problema desde outubro/2023. Poderia indicar os contatos do advogado que resolveu seu problema por favor?