Segurança 24, Lda
  • Rua Vergilio Mendes
    Edificio Segurança24
    2330 - 048 Forno do Grilo - Entroncamento
  • geral@seguranca24.pt

Segurança 24 - Empresa de risco na instalação de um sistema de alarme na minha residência.

Maria José de Sousa Varela Rebelo
Maria Rebelo apresentou a reclamação
20 de março 2016

No dia 14/10/2015 assinei um contrato com a empresa Segurança 24 para a instalação de um sistema de alarme no valor de 900 Euros, que protegesse Toda a minha casa de três pisos (cave, rés/chão e 1º piso),
por residir numa zona periférica da cidade de Torres Novas, pouco movimentada sobretudo
de madrugada.

Quando o técnico da referida empresa terminou o seu trabalho de instalação do sistema de alarme, verifiquei que a casa não ficou protegida, uma vez que nos dois quartos e na sala do 1º piso poderia haver intrusão directamente da rua (nomeadamente através da colocação de escadas vulgares no rés/chão), por não ter sido colocado qualquer sistema de detecção de intrusão nos referidos quartos, salas, ou nas portadas ou varandas do 1º piso, com acesso directo a partir da rua.

Posso referir que numa situação de urgência, na qual foi necessário recorrer aos Bombeiros de Torres Novas para abrir a porta da casa, estes escolheram o acesso pela varanda de um quarto do 1º piso, ao qual acederam sem dificuldades, através de uma escada vulgar colocada no rés/chão.

Considerando que a Segurança 24 não protegeu Toda a casa e ignorando se esta empresa procede desta forma nas centenas de 1ºs andares das casas onde presta os seus serviços de segurança, enviei a esta empresa em 31 de Dezembro de 2015 uma carta registada com aviso de receção, na qual rescindia o contrato com a Segurança 24 e colocava ao seu dispor todos os seus pertences.

A Segurança 24, para além de ter recusado a rescisão do contrato, envia-me mensalmente uma factura de ligação à sua Central, quando essa ligação é inexistente, uma vez que mandei retirar o seu sistema de alarme e em seu lugar a empresa Vprotec colocou um sistema de segurança em Toda a residência, nomeadamente nos quartos e salas do 1º piso, por metade do preço...

Se não fosse necessário, a empresa Vprotec teria gasto quase uma semana de trabalho para colocar os fios necessários à protecção do 1º piso da minha residência?

E a Segurança 24 não acredita que pode haver intrusões através do 1º piso directamente da rua, nos quartos onde as pessoas estão a dormir? Principalmente porque estes não são muito altos e a zona onde resido é relativamente isolada e escura a certas horas da madrugada?..

A Segurança 24 procede assim com todos os seus clientes? As centenas, ou milhares de casas com 1ºs pisos voltados para a rua que supostamente protege, não têm qualquer detector de intrusão que impeça uma entrada directamente da rua?..

Para além disso, esta empresa pressiona-me mensalmente com facturas de uma "ligação à sua central"...
Contudo, essa ligação não existe e eu sou obrigada a gastar dinheiro no correio para proceder à devolução
das suas facturas através de cartas registadas com aviso de receção...

Data de ocorrência: 20 de março 2016
Segurança 24
12 de abril 2016
Para melhor esclarecimento da reclamação apresentada junto transcrevemos a resposta que foi enviada pela Segurança 24 Lda à cliente Dª Maria José Varela Rebelo, aquando da sua 1º reclamação:

Ex.ª Sr.ª Maria José de Sousa Varela Rebelo,

1. Lamentamos informar de que não iremos fazer o levantamento da segurança instalada pelo motivo de que foi celebrado um contrato, o qual estamos a cumprir e que gostaríamos que fosse respeitado pela Dª Mª José.
2. No tocante ao que alega “Que assinou o contrato enganada” não corresponde nem ao teor da nossa conversa aquando da venda e posterior instalação como pode ser corroborado pelo Técnico da S24 Sr. Pedro Inácio durante toda a instalação.
3. Houve sim a manifestação perante o nosso técnico de pretender aumentar o número de detetores iniciais sendo feito o dito acrescento na condição do mesmo ser pago além das peças contratadas. Foi sim pedido um desconto, o qual foi processado.
4. Sobre “O 1º piso estar sem proteção”, o mesmo não corresponde à descrição do contrato que salvaguarda o dito local com um detetor de movimentos interiores que estava previsto para a marquise que era a zona mais exposta às traseiras e mais perto do chão elevado das traseiras. O dito radar poderia ser colocado no Hall das escadas conforme se falou e iria impedir a passagem mesmo de outros locais mas que iria interferir com o fato de a Dª Mª José e a sua mãe pretenderem em algumas ocasiões do ano (no Inverno) dormirem no quarto do 1º andar o que faria accionar o alarme durante a noite caso saíssem do quarto, o que acarretaria um disparo sonoro de alta potência e que seria altamente desaconselhado e constrangedor para uma pessoa idosa, razão pela qual se optou por colocar o mesmo na marquise que pela sua colocação na casa não interferia com a saída do quarto e ida à WC ou mesmo ao R/C durante a noite.
5. Esta situação foi amplamente falada sobre a necessidade do interior da casa ficar “totalmente livre” de radares corporais durante a noite nomeadamente também o R/C para poder haver circulação na casa sem o risco de disparo de alarme ficando apenas alguns detetores de movimentos ligados à noite mas que não iriam interferir com por ex., a ida à Cozinha, ao WC, à Sala da TV no R/C piso que seria também usado para dormir num quarto (durante o Verão) e foi sobre este pressuposto que o alarme foi projetado e instalado.
6. As restantes peças do R/C, com exclusão da Cave e 1º piso que seriam protegidas por radares corporais, seriam protegidas por detetores de abertura periféricos (portas e janelas), afim de se poder andar no interior de todo o R/C durante a noite sem o perigo de ser gerado um alarme. E foi essa solução que foi implementada e acordada.
7. Tudo isto foi várias vezes dito e a versão final de segurança escolhida foi a escrita e lida e assinada por ambas as partes de livre vontade.
8. Sobre o “radar exterior” colocado a seu pedido ao nosso técnico Pedro Inácio, o mesmo foi adicionado uma vez que pretendia que mesmo antes do intruso intentar uma entrada pelas traseiras fosse dado o aviso de alarme, pelo que esse elemento não é obrigatório numa instalação, foi apenas adicionado a seu pedido.
9. Pelo exposto e porque achamos nós que estaremos perante uma situação de abuso sim da nossa boa fé em fazer a dita instalação e prestar o serviço a titulo gratuito durante “3 meses” aguardando a Segurança 24 o pagamento no final do dito período ( por razões alegadas na altura de dificuldades económicas e eminente venda de um imóvel que estaria já resolvido nesta data ), assim não iremos abdicar do acordo estabelecido e devidamente esclarecido e escrito.
10. Lamentamos o facto de esta situação de repentina mudança de opinião ter acontecido mais uma vez, o que aliás já se evidenciou no anterior contrato e inclusive nos prestadores dos mesmos serviços de segurança que antecederam a Segurança 24 e que ao longo deste período têm vindo a ser repetidamente substituídos e com queixas, pelo que sabemos com o mesmo argumento e teor.
11. Assim sabemos que há mais empresas com queixas semelhantes em que são usados os mesmos argumentos e que facilmente poderemos provar, e dos quais há registos em varias entidades e autoridades o que reforça que o problema não se encontra nas empresas prestadoras dos serviços mas sim em falsos argumentos que sempre alega no momento dos pagamentos.
12. Pedimos pois pelo exposto que nos seja imediatamente paga a quantia em divida de 1.518,36€.
13. Sobre a visita do nosso técnico peço que nos indique por escrito via e-mail uma hora e dia para procedermos a uma visita afim eventualmente retificar algo que seja necessário pois apesar das nossa diligencias não tem havido disponibilidade da sua parte para receber o nosso técnico.
14. Esperamos que o bom senso prevaleça o mesmo segue para o nosso contencioso e nossa Advogada Drª Célia Leal E-mail: celia_leal-1047e@adv.oa.pt pelo que qualquer assunto relacionado deve ser tratado doravante com a prezada Drª Célia Leal.

Apesar de todas as contrariedades desejamos votos de bom ano e saúde para a sua mãe e para a Dª Mª José.

Pelo Diretor de Serviços: Mário Dias.