Segurança Máxima - Escolas de Condução
Segurança Máxima - Escolas de Condução
15.1
Grupo Segurança Máxima

Segurança Máxima - Escolas de Condução - Falha no agendamento das aulas práticas

Catarina Mendes Pratas
Catarina Pratas apresentou a reclamação
23 de março 2017

Sou aluna da Escola de Condução Segurança Máxima – Moderna, em Entrecampos, Lisboa, desde 15-03-2016.

As aulas de código ocorreram sem problemas de conciliação de horários com a minha condição de estudante universitária.

Em 18-01-2017 sou aprovada no exame de código e a partir deste momento começam a ocorrer uma série de falhas, as quais não posso deixar passar em claro.

Todos temos a responsabilidade cívica de reclamar, quando algo não corre bem, no sentido de alertar as entidades públicas e neste caso a entidade reguladora da atividade do ensino da condução e das escolas de condução, que no caso é o Instituto da Mobilidade e dos Transportes.

No dia da minha aprovação no Código, tentei marcar as primeiras aulas de condução, mas tal não foi possível, devido a falha informática do sistema em utilização na Escola. Até aqui nada a reclamar. Por este motivo, deixei o calendário dos horários que tinha disponíveis, para que a escola me marcasse as aulas, tendo ficado combinado que me enviariam, por e-mail, a confirmação das marcações.

Em 27-01-2017, decorridos que são 8 (oito) dias (úteis) sobre a data em que não me foi possível efectuar a marcação, devido a falha informática no sistema informático da Escola, e de ter a Escola assumido o compromisso de me contactar, ainda não tinha recebido qualquer e-mail com o calendário das aulas de condução.

Assim, nesse dia 27-01-2017, contacto a Escola por e-mail, solicitando a confirmação das aulas práticas de condução.

A resposta ao meu e-mail de 27-01-2017 chega em 07-02-2017 (decorrem mais 8 (oito) dias) mas, não apresentavam qualquer marcação, apenas questionavam:

“Em que horário, poderá fazer aulas?”

Fiquei um pouco indignada, devido à forma negligente como trataram do meu pedido de marcação, ignorando o horário que lhes tinha deixado em 18-01-2017.

Em 09-02-2017 envio por e-mail, em resposta ao e-mail da Escola, a informação sobre as datas e horas que tenho disponíveis para marcação.
No dia 10-02-2017 recebo por e-mail a marcação das aulas práticas de condução.

A primeira aula prática de condução ocorre no dia 14-03-17.

Para além da folha de presença que me é apresentada para assinar, nesta primeira aula prática de condução, também me é entregue um calendário de marcações. Na ocasião não prestei a devida atenção a este calendário, porque não me foi sequer transmitido pelo instrutor, que a entrega daquele documento era devido a alterações no calendário de marcação das aulas páticas de condução.

Com a simples entrega do calendário pelo instrutor, não me apercebo que tenho, logo no dia seguinte, 15-03-1017, a segunda aula de condução,

Claro que, a alteração de calendário feita pela Escola, de forma unilateral, sem ter em conta toda a informação que já lhe tinha sido disponibilizado, relembro, em 18-01-2017 presencialmente e em 09-02-2017 por e-mail, levou a marcações em horário coincidente com o meu horário escolar.

A juntar a este facto, acresce a questão de, a desmarcação de aulas pelos alunos estar sujeita a penalização se ocorrer em período inferior a 24 horas da aula que se pretende desmarcar, isto é, entre a minha primeira aula (14-03-2017, das 17 às 18 horas) e a nova marcação efectuada (15-03-2017, das 18 às 19 horas), de forma unilateral pela Escola, obrigava a que eu antes de iniciar a aula de condução do dia 14-03-2017, tivesse desmarcado a aula do dia 15-03-2017, mas tal não me era possível, pois eu desconhecia a existência desta aula.

Refira-se que, por não me ter apercebido da alteração do horário, faltei à aula de15-03-2017, das 18 às 19 horas, marcada de forma unilateral pela Escola, o que também gera uma penalização, mas aceitavam que assinasse a folha de presença e isso isentar-me-ia de qualquer pagamento extra. Perante a pressão, cedi à assinatura da aula, de que me arrependo, porque a forma negligente, não respeitando as horas que eu tinha disponíveis para poder ter as aulas práticas de condução, eram suficientes para não ter de pagar nada.

Quando me dirijo à secretaria, para corrigir outras marcações (20-03-2017, às 18 horas), apercebi-me de que a Escola acabou por não considerar como efectiva a aula (15-03-2017, das 18 às 19 horas), que eu tinha assinado sem que ela tivesse existido. A Escola perante o erro deve ter reconsiderado. Mas este rebate de consciência não os iliba de todo este imbróglio.

Concluíndo, estes “malabirismos” na alteração de marcações, sem prévio acordo do aluno/cliente, que nos leva a estar perante situações de incumprimento perante a Escola/fornecedor, e a forma negligente como tratam os seus alunos/clientes, é justificação mais que suficiente para manifestar o meu desagrado, dando a conhecer este tipo de conduta perante a entidade reguladora para que tome as devidas previdências.

Data de ocorrência: 23 de março 2017