• Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• 300 502 502
  • Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Onde está o Estado?

Teresa Santana apresentou a reclamação

Represento o Colégio Origami, crl, uma Instituição Equiparada a IPSS há dois anos e até ao momento, nunca nos foi atribuído o Apoio do Estado, para a prossecução da actividade que esta Instituição desenvolve, no Concelho de Loulé, Freguesia de Quarteira, na área de apoio à Infância e famílias, valência de Creche e jardim de Infância. Temos tido pouco apoio e resposta por parte da Segurança Social de Faro, sendo sistematicamente excluída ou esquecida. Sendo uma IPSS, equiparada, foi aceite pelo ISS como necessária, não percebemos porque é que somos deixados de fora todos os anos, numa altura de crise, em que se fala tanto da importância das IPSS, na ajuda à resolução de problemas graves das famílias carenciadas. Fazendo nós um trabalho, em substituição do Estado que o devia fazer e não se lembrando o Estado de nos ajudar, como ajuda as outras IPSS. As crianças e famílias que acolhemos diariamente, não são nem mais nem menos que as outras, mas o certo é que se sentem negligenciadas e nós, Instituição, também. Gostaria de saber a quem nos podemos dirigir, ou quem nos poderá explicar porque é que fomos aceites como IPSS e agora não se lembram que existimos e podemos, e queremos ajudar e ser ajudados. Numa época e numa zona em que este tipo de respostas não existem em número suficiente, em que o desemprego aumenta todos os dias, em que o número de famílias carenciadas cresce a olhos vistos, não percebemos porque não nos deixam cumprir a nossa parte da Solidariedade que deve ser um valor de todos nós e principalmente do Estado. Onde está o Estado?