14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Aberta atividade profissionais em meu nome

Romina Cruz
Romina Cruz apresentou a reclamação
19 de julho 2019

Boa Tarde. Bem vou ser muito curta. Estou gravida de 8 meses e não me renovaram o contrato. Entretanto no dia 25 de junhos de 2019, dirigi-me ao centro de emprego ao qual entreguei os papeis para o subsidio de desemprego. Passado um ou duas semanas recebi uma carta datada de 03-07-2019, ao qual informava que tinha sido deferido o requerimento. Entretanto no dia 17-07-2019 recebo duas cartas uma com a data de 08-07 e outra com a data de 09-07 mas com o carimbo de expediente de 11-07, ambas falavam da suspensão do meu subsido por averiguarem que estou a exercer atividades profissionais, uma coisa que é totalmente absurda. Entrei logo em contacto com a linha da segurança social para tentar saber o que estava a acontecer, pelo que a senhora pediu-me os meus dados e foi averiguar. Então o que acontece é o seguinte, no dia em que fui a segurança social fazer o requerimento, tambem foi aberta atividades profissionais em meus nome, disseram-me qual teria sido a empresa e como é obvio não fiquei de braços cruzados. Entrei logo em contacto com a Esegur, empresa essa que assinei um contrato em Abril de 2018 só porque precisavam de pessoal com ARE(assistente de recinto de espetaculo), por causa do festival da canção e por causa da Super Bock Super Rock, foi as unicas vezes que trabalhei para a empresa. Assim que expliquei a situação a senhora dos RH, ela entrou na pagina da segurança social para averiguar o que estava a acontecer. Entretanto ela disse-me que não era a primeira vez que isso acontecia, que ja tiveram muitos casos identicos ao meu, e disse-me que tinham aberto atividades para mim no dia 25-06 data esta que pedi o sibsidio, mas que esta em nome da empresa mas que nao tinham sido eles, que provavelmente teria sido erro da segurança social, inclusive explicou-me que a atividade foi aberta as 00h00 e que á essa hora não estao na empresa. Tambem verificou que a propria segurança social fechou a minha atividade com a empresa em 2018 e abriram agora no dia 25 de junho. Realmente ela disse-me que o unico equivico deles foi nao ter dado baixa do meu contrato, passando assim a faze-lo no dia 18-07-2019, mas que a minha atividade ja tinha sido fechada pela propria segurança social em 2018.
Agora pergunto-me, diante disso como fico no meio dessa confusão? Como é que eu provo isso tudo?Tudo que acabei de escrever aqui escrevi uma carta em resposta a notificaçao que a segurança social me enviou. Mas perante esta situação não posso ficar parada pois dependo do subsidio, tenho dois filhos e o 3 quase a nascer, e diante disso não consigo nenhum trabalho neste momento.

Data de ocorrência: 19 de julho 2019