15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

Dr. Tiago Leite
Largo do Milagre 41/52
2000-069 Santarém
Santarém, 05 de Fevereiro de 2015
Venho por este meio, expor a minha indignação a Vossa Excelência, por ter passado o abono de família da minha filha, Maria do Rosário Henriques Batista Vardasca, com o nº de segurança social 12044862745 que estava no 3º escalão e agora em Janeiro passou para o 4º escalão.
Liguei para a linha 808 266 266, e perguntei à senhora que me atendeu, porque é que o abono de família da minha filha tinha passado para o 4º escalão. A senhora respondeu-me que a segurança social tinha-me pago a mim e ao meu marido o seguinte: Passei para o 4º escalão, porque infelizmente o meu marido teve a receber subsidio de desemprego durante algum tempo, disse-me que tinha estado de atestado médico por assistência à minha filha porque estava doente (a minha filha não pode estar doente???), e que eu também estive doente ( tive com uma depressão), e que tudo somado pelo que a segurança social me pagou, a minha filha passou para o 4º escalão. Eu pergunto o que é que o abono ou a minha filha tem haver com isto? Onde o abono não é para mim, mas sim, para a minha filha.
O meu marido felizmente já se encontra a laborar e aufere de um vencimento de ordenado mínimo, e eu com os descontos recebo por volta dos 600 euros. Eu pergunto fazendo as contas se existe algum motivo para terem passado o abono da minha filha, ou seja estamos a falar do abono da minha filha, que é para ela.
Na presente data desta reclamação a minha filha encontra-se a seções de terapia da fala e o pouco abono que auferia sempre ajudava.
Mais uma vez questiono Vossa Excelência, o porquê da minha filha não receber um direito que lhe deveria de persistir. O que é que o abono da minha filha tem haver se o meu marido esteve desempregado ou eu que estive de baixa??
Mais uma vez volto a frisar que o abono que a minha filha auferia era simplesmente só para ela, e não tem nada haver quanto a vossa entidade pagou a mim e ao meu marido.
Peço a Vossa Excelência, a verificar da legalidade em relação ao abono da minha filha, porque volto a frisar que ela não tem nada haver com as outras despesas que a segurança social nos pagou, e mais quando uma pessoa se encontra doente, sim, porque não fiz de prepósito, ninguém faz de prepósito para estar doente, porque sou logo cortada no meu vencimento, coisa que não quero, porque preciso do meu ordenado para sobreviver e o meu marido também. Em relação ao meu marido ele não teve culpa alguma de ter estado no desemprego, mas felizmente já tem trabalho, e ele tal como eu fazemos os nossos descontos.
Face ao exposto, peço a Vossa Excelência que analise e que me reponha novamente o abono da minha filha, sim porque o abono pertence a ela e só ela.
Sem outro assunto de momento e aguardo resposta.
Inês Filipa Vardasca

Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2015
Segurança Social
12 de março 2015
Exmos Srs

Agradecemos o V/contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por email, para o endereço electrónico da interessada,registado na Segurança Social.

Aproveitamos a oportunidade para informar que este Organismo está desenvolver esforços no sentido de melhorar o atendimento ao cidadão.

Com os melhores cumprimentos

ISS.IP.CENTRO DISTRITAL SANTAREM