14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Abono Pré-Natal

Raquel Muriel Carrillo
Raquel Carrillo apresentou a reclamação
7 de novembro 2017

Venho por este meio informar o sucedido da minha situação.
Aos 3 meses e meio, infelizmente atravessei uma gravidez de risco, tive de parar de trabalhar e ficar fechada em casa, de forma a obter mais ajuda, fiz as malas e fui para a primeira morada de residência em Portugal, Ferreira do Alentejo, lá aproveitei para pedir esclarecimentos na Segurança Social de Ferreira do Alentejo sobre o pedido de abono pré-natal. Entregaram-me um documento no qual preenchi, e foi entregue outro no qual a minha médica preencheu sobre o tempo de gravidez, no dia 18-07-2017, esse pedido foi entregue na Segurança Social da minha residência atual, em Cruz de Pau, entretanto recebi uma carta com a informação que faltava documentação que deveria ser entregue nos 10 dias úteis a seguir, comprovativo de morada, pedido de alteração de agregado familiar, visto que estava a fazer IRS independente e já que não tinha enviado comprovativo de morada e ainda pedido de alteração da morada.
Dentro dos dias úteis enviei a documentação inclusive uma carta com aviso de recepção de forma a explicar o porque de ainda não ter um comprovativo de morada, pois resido numa casa onde não sou proprietária e onde não pago qualquer renda, mas que não pertence a nenhum familiar meu.
Enviei o pedido de alteração do agregado familiar assinado pela minha progenitora de forma a retirar-me do agregado. Fiz um novo cartão de cidadão com a nova morada de Cruz de Pau de forma a obter os documentos da forma mais rápida possível. Tenho os comprovativos de requerimento em minha posse e já mostrei nas várias visitas que já fiz em Ferreira do Alentejo como em Cruz de Pau, não me conseguiram ajudar.
Desta forma, gostaria de perceber porque ainda aguardo deserção do pedido na minha conta segurança social direta e porque ainda não obtive qualquer resposta tanto via email.
Relembro que me encontro gravida e estou a um mês de ter a minha filha e ainda ando a tentar resolver esta situação. Obrigada

Data de ocorrência: 7 de novembro 2017