15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Apoio ao cliente ninguém atende

João Pestana
João Pestana apresentou a reclamação
24 de julho 2017

Sempre que tento ligar para a Segurança Social Direta, é rara a vez que consigo estabelecer a chamada. Ligo no horário de atendimento personalizado, mas mesmo assim ouço uma gravação a dizer que não é possível atender a chamada.
Nos últimos dias liguei nas seguintes datas e seguintes horários:
-10h28
-12h51
-12h59
-13h14
Sempre sem sucesso...
Um péssimo serviço prestado! Seria preferível não disponibilizarem a linha telefónica.

Data de ocorrência: 24 de julho 2017
Segurança Social
24 de julho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta

Eu já estava pensando tratar-se de um problema local da segurança Social de Aveiro, mas, vejo que é geral, prática de gestão da segurança social, eu já reclamei sobre isso várias vezes e nem resposta me deram, inclusive enviei print das ligações com espera de mais de uma hora, esse é o pior atendimento que temos em Portugal, pior órgão público, se estivessem fazendo algo no mínimo criariam um sistema similar ao das finanças onde as pessoas são atendidas, o e-balcão, essa linha de segurança social é fachada, para inglês ver, o atendimento na segurança social simplesmente não existe, não respondem email, não atendem telefone, a linha de segurança quando atende só reproduz o que estã no sistema, não colocam explicações e justificativas , presencialmente só encaminham, não ligam para quem analisa os processos e quem analisa se limita a enviar oficios descabidos informando que se você não responder em 10 dias perderá seus direitos.
A Segurança Social que me atende, aliás que não me atende, assemelha-se a uma ditadura, se você reclamar é punido com retaliações, desde dezembro não me pagam o subsídio de assistência na parentalidade, primeiro pediram um atestado de necessidade de assistencia, que eu já havia apresentado, a consulta era em março, esse atestado só é exigido na atribuição, quando eu apresentei o de março na consulta a diretora brincando de ser Deus, resolveu que agora queria um por mes, um para julho, agosto, setembro, outubro...até abril, mesmo eu apresentado na atribuição do benefício que é a lei e depois em março, nem março , nem abril pagaram e ainda disse que se eu nao apresentasse um para cada mes que ela pediu nao pagaria nenhum , nem os desse ano, mesmo tendo atestado multiuso por incapadidade e doença crônica 7'0% valido até 2026 e o atestado da médica para março de 2023 a março de 2024.
Eles estão acima da lei.... não atendem, nao respondem, são como cherifes da época medieval, fazem o que querem, os recursos que vão para o diretor ele nem responde, enviei uns 30 emails... sem resposta.
Os documentos anexos do documento de prova nem olhados sao, consta lá que nao apresentei nada.
As reclamaçoes no livro amarelo encerram sem responder.
Agora renviei reclamação para todos os órgaos possíveis e imagináveis, se nao tiver tratativa enviarei a Ministra, ao Presidente, ao Parlamento Europeu , até alguém me ouvir.
Além disso após eu reclamar, além de não me pagarem todos esses meses, desde de dezembro, nem as prestações compensatórias do ano passado e desse, e nem o mes de fevereiro de 2022 ainda, me lançaram uma nota de reposição do abono de familia dizendo que estou no 4 escalão... absurdo e mais, tiraram o complemento da PSI, sob a alegação que calcularam errado... Para tirar são rapidinhos, no dia 24 após eu reclamar excluiram todos e nao pagaram minha filha, agora para nos pagar os valores que temos direitos ai eles se fingem de mortos e deixam os cidadãos orfãos de proteção social.
A segurança social de Aveiro é na minha opiniao o pior órgão público que ja lidei nos meus 56 anos de vida.
Para melhorar só se fizerem uma auditoria e analisarem as reclamações, responderem, atenderem e tiverem atitudes justas e corretas.
A tal da Diretora que se acha Deus , enviou 5 oficios diferentes, cada um pediu uma coisa diferente, em todos se baseou em leis que não existem, fez exigencias que não são exigíveis, quer que eu prove todos os meses que minha filha tem incapacidade e necessita de assitencia, para mim isso tem um nome: Abuso, arbitrariedade, direito consuetudinário, uso do cargo público para prejudicar as pessoas sem as antendê-las, irresponsabilidade social e parental.
E a notificação que me enviaram respondi e nunca ninguem respondeu, sem responder logo foram lançando a nota de reposição, enviei os requerimentos pedindo pagamento em prestações, ao qual duvido que vao responder e olha, querem adivinhar, já estou prevendo que além de nao responderem os pedidos de pagamento de prestações vão enviar uma penhora para minha conta como retaliação por eu ter reclamado, eu volto aqui para contar depois, pois uma vez que um orgao que se omite em responder e faz esse tipo de coisa o que se pode esperar? Um orgão que encerra reclamaçoes no livro amarelo sem responder e a AMA que aceita?
Eu sinceramente espero qualquer coisa e não confio mais na segurança social, essas práticas são terríveis. abomináveis!
Eu entendo que se calcularam errado no mínimo deviam enviar um email informando e já verificando a possibilidade de pagamento em prestação e da mesma forma ver o que nao pagaram e corrigir.
Nao pagamos x valores que a segurada reclama e tem razão e pagamos a mais x valores , vamos resolver, isso sim é fazer o possível, ser justo.
Outra questão é olham o que voce recebe, mas nao olham o que voce precisa gastar, por exemplo, as responsabilidades parentais globais, com pais, renda, contas normais, alimentação, terapia, eu nao pedi o subsídio de terapia porque recebia o complemento, uma vez que o complemento foi atribuido errado, analisa-se no caso o global, esse está errado, mas a senhora tem direito ao subsidio de terapia, ao complemento por dependência, da mesma forma, uma diretora de um centro distrital que pede documentos que o próprio requerimento do Subsídio de Parentalidade por Deficiencia e Doença Cronica, diz que só são exigigidos no primeiro pedido e na prorrogação de 4 para 6 anos, no caso minha filha tem os dois, não pode estar fazendo o melhor, está sim indeferindo pedidos erroneamente. injustamente e mesmo provando isso mantem sua posição ao ponto de nao pagar nem os desse ano condicionando o pagamento dos de março de 2023 a março de 2024 a apresentaçao de atestados retroativos e mensais o que é ilegal.
Isso é tentar melhorar????
Isso é tratar o segurado de forma abusiva.
Por estar no meu direito vou reclamar a todos os que tiver direito a reclamar.
Agora se querem melhorar comecem atendendo as pessoas, sendo corretos, tratando as pessoas com justiça e dignidade que não é o que estou vendo, na minha opinião isso não é atendimento, é imposição de vontade própria a qualquer preço, é gestão sem amparo legal, é omissão de atendimento, omissão de proteção social, omissão de respostas.
Nao adianta ligar nesse numero que eles dispõe... é esperar horas e nao ter seu problema resolvido.
Temos que reclamar, reclamar a todos que pudermos ate sermos ouvidos.
E se me penhorarem mesmo eu tendo apresentado requerimento de pagamento em prestações atempadamente eu volto para contar e vou reclamar até ultima instancia que puder, imprensa, Presidente... Até alguém resolver.