14.9
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Aposentado sem consentimento

António Costa
António Costa apresentou a reclamação
11 de julho 2017

Em Abril de 2016 fiz um pedido de cálculo de pensão ao qual apenas me responderam em Dezembro do mesmo ano (na sequência de uma reclamação feita neste portal), após ter recebido o cálculo e como o valor apresentado não me interessava, não respondi ao mesmo, pois o ofício que acompanhava o cálculo era claro na menção de que a não resposta resultava no arquivamento do pedido. Continuei sempre a trabalhar e em Janeiro de 2017 comecei uma baixa médica, qual o meu espanto quando em Fevereiro recebi uma carta da segurança social a informar-me que estava aposentado com efeito a partir de 20 de Fevereiro. Ora a segurança social aposentou-me sem o meu consentimento, decidiu por iniciativa própria que eu me devia reformar antecipadamente. Desloquei-me à segurança social a 3 de Março onde apresentei uma contestação por escrito pedindo a anulação da reforma “imposta” e o pagamento da baixa médica que entretanto deixaram de pagar pois eu já estava “reformado”. Após várias tentativas junto da segurança social para resolução desta situação que foi criada por um erro da própria segurança social, a situação mantém-se.
A minha situação contributiva está “suspensa”, pois apesar de continuar a trabalhar os meus descontos não estão a ser registados devidamente, ou seja, neste momento não estou reformado porque não me pagam qualquer pensão, não estou no activo porque os descontos não entram devidamente, e esta situação arrasta-se à meses sem resolução à vista.

Data de ocorrência: 11 de julho 2017
Segurança Social
12 de julho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt