15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Atendimento Prioritário

Rita Alexandra Santos Lopes
Rita Lopes apresentou a reclamação
5 de março 2018

Boa Tarde,

Não posso deixar de relatar uma situação que se passou comigo na passada semana, no atendimento da Segurança Social de Paço de Arcos.
Não posso deixar de manifestar a minha indignação e insatisfação.
Desloquei-me ao local com o meu filho de 4 meses (estou de licença de maternidade e tenho de me deslocar com ele sempre seja onde for), ia ao local para entregar um documento e o segurança atribuiu-me uma senha prioritária, mesmo eu não tendo solicitado. Não estava muita gente no local a essa hora, pelo que pensei que seria rápido de qualquer forma. Facto é que as 4 ou 5 pessoas que esperavam na sala de espera foram chamadas todas antes de mim... até ai tudo ok... 5 ou 10 min., a questão prende-se quando chegam mais duas pessoas depois de mim, ficam com senha atendimento geral e são chamadas antes de mim... ? Achei estranho e questionei o segurança do motivo da minha senha não ser chamada (uma prioritária?!), o mesmo também não me soube responder e tirou nova senha... geral?!... Tinha portanto 2 senhas na mão e continuava a aguardar. Não satisfeita com a resposta, falei com uma funcionária disponível (por encaminhamento do segurança para as questionar) que se mostrou bastante indisponível para ajudar, e que basicamente ainda me indica "as senhas prioritárias ás vezes demoram mais a ser chamadas que as senhas gerais, e não podemos fazer nada, é o sistema que sabe, além do mais não a posso atender que está a chamar as senhas prioritárias são as colegas ali do lado, não podemos fazer nada"... Perguntei então se teria de continuar a aguardar com as duas senhas até que alguma fosse chamada, ao que me disse que sim, "tinha de ser". A lei das prioridades existe e se durante a gravidez a usei 2 vezes foi muito e mesmo em situações extremas... mas este atendimento foi de todo incorrecto, não houve sequer um pedido de desculpa pela situação nem a tentativa de resolução ou ser minimamente prestável. Resultando... continuei a aguardar... e a senha que foi chamada foi a geral... e ironicamente para essa funcionária que não estava a atender ninguém já desde o momento que me desloquei a ela. Na altura e por estar sozinha com o bebé acordado não pedi o livro de reclamações, deveria-o ter feito, os bons funcionários e práticas têm de ser valorizados, bem como os maus, e infelizmente é por estas situações que há a opinião generalizada dos funcionários públicos. Estou de licença, mas sou trabalhadora e jamais conceberia no meu local de trabalho um tratamento nesta forma tão incorrecta.
Aguardo por esta via algum feedback, caso contrário poderarei voltar ao local para formalizar a minha insatisfação. Quem trabalha com o público não pode ter esta postura tão pouco profissional, mais ainda quando representam o estado e as leis implementadas pelo mesmo.
Não está aqui em causa do direito á prioridade, sempre usei e usarei o bom senso, mas a falta dele da parte de quem representa esta instituição.
Sempre dei mais prioridades por bom senso que as que usei na gravidez e neste período com o bebé, mas a situação em si incomodou-me bastante.

Estou disponível para qualquer esclarecimento adicional,
Rita Lopes

Data de ocorrência: 5 de março 2018