15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Atraso na análise de pedido de subsídio de parentalidade

Joana Estrela
Joana Estrela apresentou a reclamação
8 de junho 2021
Após requerer o subsídio parental de 150 dias no dia 09 de Abril de 2021 através da Segurança Social Direta o mesmo foi dividido no sistema e parcialmente indeferido. Foi-me dito que a razão para o indeferimento se prendia com o prazo de garantia de 6 meses.

Assim, dirigi-me ao balcão da Segurança Social no dia 21 de Abril de 2021 e apresentei os documentos de prova. No caso, três meses de desconto no estrangeiro (Reino Unido) que precedem imediatamente os outros três meses de desconto já em Portugal e aos quais a Segurança Social têm acesso no sistema.

Estou desde esta altura à espera que o meu caso seja analisado. Contactei a Segurança Social Directa por telefone e e-mail e ninguém sabe dar outra resposta para além de ter de aguardar. Essa è aliás também a resposta do centro distrital de Lisboa que é de resto quem é responsável pela análise deste processo.

Esta morosidade incompreensível não só põe em causa o equilíbrio financeiro das famílias como lhes retira o direito de gozarem os primeiros meses de vida dos seus filhos de forma plena e sem preocupações acrescidas.

Se os contribuintes têm at é 15 dias para contestarem um deferimento, não seria justo exigir o mesmo espaço de tempo à entidade responsável pela apreciação do mesmo?

Hoje é dia 8 de Junho de 2021 e o meu caso continua em análise deixando assim antever uma total falta de rendimentos já no próximo mês.
Data de ocorrência: 8 de junho 2021
Joana Estrela
Joana Estrela avaliou a marca
23 de fevereiro 2024

O cruzamento de dados entre instituições europeias devia ser mais célere.