15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Atribuição de dívidas por erros assumidos pela segurança social

Isildo António Silva Mendes
Isildo Mendes apresentou a reclamação
18 de outubro 2019 (editada a 25 de outubro 2019)
Recebi uma carta da Segurança Social, a informar de que deveria pagar uma dívida relativa a contribuições de trabalho independente. Liguei para número de apoio da Segurança Social para obter explicações, pois embora tenha emitido 2 recibos verdes no ano em questão, estava a trabalhar por conta de outrém, sendo que estavam registados os descontos dessa entidade empregadora. Foi-me dito que tinha sido um erro do sistema, mas que neste momento não podiam resolver o assunto de imediato, pois o sistema informático não o permitia. Apenas podiam fazer uma reclamação emitindo uma ordem de serviço para os serviços competentes. Mas fui avisado de que esta reclamação não anulava a dívida nem estendia o prazo para liquidação da dívida. Ou seja, se não me responderem dentro de 1 mês, e não tiver liquidado a dívida, fico com a conta bancária penhorada. Vou ter de proceder ao pagamento antes, para depois pedir a restituição dos valores pagos.
Ou seja, penhora-se uma conta bancária de ânimo leve, mesmo quando o erro é assumido pela Segurança Social, mas esta não pode resolver o assunto de imediato por limitações do sistema informático.
Além de tudo isto não avisam o beneficiário a tempo de horas. Só o fazem depois da dívida já estar lhes estar a render juros e já com custas. Vá lá, pelo menos isso, se não a estas horas já tinha conta penhorada. Que incompetência... É uma tremenda má fé perante as pessoas.

ISTO É INACEITÁVEL!! É UMA VERGONHA!!
Data de ocorrência: 18 de outubro 2019
Isildo Mendes
25 de outubro 2019
Boa tarde. Depois de ter feito queixa no Portal do Provedor de Justiça, e de ontem me terem telefonado a pedir mais informações, recebi hoje um email do CDSSLisboa-Contribuintes, a informar de que devido à exposição apresentada por mim junto da Provedoria de Justiça, procederam à correcção e anulação da dívida. Fui ao site da segurança social directa, e de facto já não aparece nenhuma dívida. Tenho o problema resolvido! Aconselho todas as pessoas que tenham dívidas devido a erros da Seg. Social, e que ainda estão à espera da resolução, que façam queixa no Portal do Provedor de Justiça.
Isildo António Silva Mendes
Isildo Mendes avaliou a marca
25 de outubro 2019

Sistema informática que gera erros, que depois não podem ser anulados.