15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Carreira Contributiva

José Mendes apresentou a reclamação
15 de fevereiro 2017

Sou aposentado por invalidez, 58 anos de idade, 36 anos de carreira contributiva, 68% de incapacidade e doente do foro oncológico.
A grave doença apareceu em 2012 o que motivou a cirurgia pulmonar no passado dia 19 de Setembro de 2013.
Nunca tinha estado com baixa médica.
Devido à grave doença, que não se descobria, como vendedor/comissionista, do ramo de ourivesaria, não conseguia trabalhar normalmente e os meus rendimentos baixaram drasticamente.
Intensificaram-se as dificuldades económicas (vários contratempos já tinham acontecido ao longo dos anos) e não conseguia pagar a contribuição à Segurança Social.
Moveram-me um processo, acordei o pagamento em prestações, que sempre cumpri, e liquidei toda a dívida em 19 de Dezembro de 2013. Os 12 meses com baixa, posteriores ao dia 19 de Dezembro, liquidaram o respetivo subsídio de doença, mas o período anterior à referida data não.
Em Março de 2014 recebi o subsídio de doença referente ao período de 20 de Dezembro a 31 de Março.
Quanto analisei o valor pago pela SS, logo reparei que havia uma dedução de 230€ referente a subsídio de educação especial de 1986. Meu filho frequentou um estabelecimento de ensino especial, pago pela SS, mas o pagamento era efetuado diretamente. Nunca soube o valor.
Também, nunca fui notificado de qualquer dívida deste subsídio.
Fiquei doente, logo no primeiro pagamento (300,39€/mês de subsídio) aproveitaram-se para efetuar a respetiva dedução.
Desde essa data, ou seja, Março 2014 que reclamo esse valor de 230€, mas mão me reembolsam.
Com o pagamento de toda a dívida à SS, esse período (2002 a 2013) efetuaram o lançamento na minha carreira contributiva, mas os valores anuais não estão corretos. Reclamei, e vez de regularizarem a situação, e numa atitude de prepotência, foram aos chamados Anos Convencionais, que vão até ao ano 1982, inclusive e, baixaram-me significativamente esses valores, que servem de calculo para todos os reformados e pensionistas.
Também efetuei o pagamento em duplicado de alguns meses. Paguei o ano 2012 mas a SS não lança na minha carreira contributiva.
A SS tem os seus Guias Práticos, mas não estão a respeitar o que escrevem, a minha pensão de invalidez relativa é calculada de outra forma.
Reclamo, mas não corrigem nada, nem se dignificam em dar uma resposta séria e credível.
Assim, agradeço que V. Exas., dentro do possível, consigam aquilo que eu há 3 anos "luto", mas não obtenho quaisquer respostas.
Na expetativa das vossa prezadas notícias, subscrevo-me com elevada estima e consideração.
NISS: 11095608972

Data de ocorrência: 15 de fevereiro 2017
2 de março 2017
Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
Recebi hoje um e-mail do CNP-Centro Nacional de Pensões referindo-se à queixa apresentada por V. Exas., que muito agradeço.
No entanto, a minha pretensão era que a queixa fosse dirigida ao Centro Distrital do Porto, Rua António Patrício, 262 - Porto, A/C da Drª Graciana Silva.
Está em poder desta funcionaria todo o meu processo.
Importante: quando menciono o ano 2012, pretendo dizer 2002. Este ano, ou seja, 8 meses de 2002 foram prescritos, mas a SS cobrou este período.
Também, quando refiro os 12 meses de baixa posteriores ao dia 19 de Dezembro de 2013, pretendia dizer 6 meses.
Não sei se é possível reencaminhar o e-mail recebido do CNP.
Com enorme gratidão a admiração pelo vosso indispensável trabalho ao dispor dos cidadãos, subscrevo-me com elevada estima e consideração,
Segurança Social
10 de março 2017
Caros Senhores,
Já contactámos o cidadão que apresentou a reclamação n.º 8304217.
Para garantirmos a sua privacidade, entrámos em contacto direto com o/a interessado/a.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Com os nossos cumprimentos,

Instituto da Segurança Social, I.P.
Este email serve apenas para enviar mensagens e não recebe respostas.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt
Segurança Social Direta: https://www.seg-social.pt/consultas/ssdirecta
14 de março 2017
Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
Venho por este meio informar V. Exas., que nenhum dos dois processos teve qualquer evolução.
Até ao presente momento, tudo que a NOS ou a Segurança Social possam dizer, é tudo manipulação e mentira. Já estou habituado.
Sem mais de momento, subscrevo-me com elevada estima e consideração.
13 de abril 2017
Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
Junto um documento relacionado com a minha carreira contributiva, que ajudará a perceber melhor o que se passa.
Agradeço que não deixem a SS prejudicar-me!. A SS é uma instituição de ação social pública.
Alguns funcionários têm a SS como propriedade própria. É urgente acabar com esta mentalidade e prepotência.
Na expectativa da vossa melhor atenção, subscrevo-me com elevada estima e consideração,
15 de abril 2017
Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
Estive a refletir e entendi enviar para V. Exas., fazerem o favor de analisar, a documentação enviada pela Segurança Social, provas de pagamento por mim efetuadas e prescrições confirmadas pela referida instituição.
Assim, passo a informar o seguinte: De acordo com os documentos que anexo, na pagina 1, que demonstra o período de 2002/3 a 2002/12, foram incluídos novamente nos processos finais, liquidados no mês de Dezembro/2013. Uma parte por acordos em prestações e a maior parte do valor, ao abrigo do REGEX.
Por outro lado, o referido período foi PRESCRITO de acordo com a documentação da SS, 19-1, 19-2 3 19-3.
O período de 2002/2 a 2002/5, foi pago conforme documentos 4-1, 4-2, 5-1, 5-2 e 6-1- e 6-2. Este período deverá ser considerado para a minha carreira contributiva, ou seja, do ano 2002.
Do período de 2002/6 a 2002/12, pretendo o reembolso respetivo, mais as exorbitantes penalizações.
O mês 7/2007 foi pago em duplicado, conforme documentos 7 e 2 de 3. Sofri penalizações superiores à contribuição mensal. Pretendo que seja adicionado a minha carreira contributiva em triplicado, no respetivo ano de 2007.
Os meses de Agosto, Setembro e Outubro de 2009 foram pagos em duplicado, conforme documentos 15-2, 15-3, 16-1, 16-2, 16-3, 17-1, 17-2 e 2 de 3.
Pretendo que estes meses sejam adicionados á carreira contributiva do ano 2009
Janeiro e Fevereiro de 2010 também foram pagos em duplicado, conforme documentos A e B. Que o respetivo montante seja adicionado a minha carreira contributiva.
Abril de 2011 foi pago em duplicado. Adicionar a minha carreira contributiva.
Os meses de Setembro e Outubro de 2011 foram pagos ao abrigo do acordo em prestações datado de 22/4/2013. Fiz pagamentos por conta de: 34,25€, 34,40€, 34,56€ e 34,74€. O restante foi liquidado em Dezembro ao abrigo do REGEX.
Os meses de Julho/2004, Agosto/2004 e Outubro/2005, estão prescritos, conforme notificação da SS. Foram pagos. Pretendo o respetivo reembolso.
O mês de Setembro/2005 foi pago em duplicado, conforme documento 20. Pretendo o reembolso de um mês.
É muito complicado lutar contra a SS, uma instituição que deveria ser um exemplo, mas não é. Dificulta e manipula ao máximo a vidas aa alguns beneficiários.
A Drª Graciana Silva tem em seu poder um processo, com cerca de 150 páginas que em lhe enviei.
Não é difícil olhar para o documento 1 de 3 e verificar que está incluído no processo o ano 2002, mas a SS não lançou na carreira contributiva nem efetua o reembolso.
Todos os valores que eu efetuei o pagamento em duplicado, pretendo que sejam adicionados a minha carreira contributiva, nos respetivos anos. Exceto se estiverem prescritos, pretendo o reembolso.
Na expetativa da vossa melhor atenção e colaboração, subscrevo-me com elevada estima e consideração,
18 de abril 2017
Apresento os meus sinceros e respeitosos cumprimentos.
Por curiosidade estive a visualizar os anexos por mim enviados e reparei que apenas seguiu um.
Pergunto. Não é possível enviar vários documentos, em pdf.?
Vou tentar enviar de novo.
Sem mais de momento, subscrevo-me com elevada estima e consideração,
José Mendes avaliou a marca
11 de março 2017

O assunto com a Segurança Social está resolvido. Longe disso. Lamento estarem a considerarem o assunto como resolvido.