15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Cobrança indevida de pagamento de prestação

José Maria de Jesus Grilo
José Grilo apresentou a reclamação
22 de janeiro 2019 (editada a 24 de janeiro 2019)
Boa tarde.

Na segurança social direta aparece, há cerca de um mês, que tenho de pagar a contribuição do mês de dezembro (sou trabalhadora independente) no valor de 124,71€.
Na verdade, não tenho de pagar pois tenho na minha conta corrente três meses pagos indevidos que ficaram para cobrir futuros pagamentos. Estes três meses (02/2018, 03/2018, 04/2018) prefazem um valor de 124,40€ de saldo positivo. Não foram usados pois durante estes meses estive de Baixa de Gravidez de risco, como pode ser comprovado através de documentação ou pela própria Segurança Social.
Pelas minhas contas, apenas teria de pagar 0,31€. Ou não, porque entrei de Baixa no dia 29 de janeiro, ou seja, tenho 3 dias de janeiro sem ter de pagar contribuição. Por isso, há aqui dinheiro a ser me devolvido.
Na minha conta, reparei hoje que já tenho 0,50€ a pagar de juros, prefazendo um total de 125,21€.
Estou incrédula como já envie duas mensagens pela segurança social direta a solicitar a correção e ao invés disso, ou de me esclarecerem, colocam juros a pagamento.

Exijo um esclarecimento por parte da segurança social direta e a correção do erro já!
Segue em anexo o comprovativo dos meses que ainda tinha como saldo positivo.
Aguardando resposta, despeço-me com os melhores cumprimentos.
Data de ocorrência: 22 de janeiro 2019
José Maria de Jesus Grilo