15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Comissão de reavaliação (serão médicos?)

Pedro Sampaio
Pedro Sampaio apresentou a reclamação
19 de março 2019

Boa Noite, de forma a não ser extensivo na minha situação e também porque já cansei de falar e "idealizar" como será o funcionamento das juntas médicas; reporto a seguinte situação:
tendo sofrido um problema de saúde de natureza psicológica à 4 anos, e continuando a trabalhar desde então; sofri uma recaída e o meu problema de insónias e não desgaste físico do corpo, fez com que me torna-se um "walking-worker" trabalhando; tomava o comprimido mágico, dormia e voltava a trabalhar (24/7). Acontece que em Outubro de 2018, surgiu mesmo o cansaço absoluto do corpo e também necessitava de desabituar o meu corpo à constante toma de 5 medicamentos diários para o manter desperto. Houve um crash. Baixa Médica. De Outubro a Dezembro de 2018, andava em consultas com psiquiatra particular e não do SNS; consulta com médica de família e lá tenho eu a minha primeira Junta Médica (30/11/2018). Após uma espera de 2 horas, lá fui atendido, mas também não tinha pressa, pois encontrava-me de baixa. Entrei no consultório e em 5 minutos, avaliaram os relatórios do psiquiatra e medica de família, mais a medicação que levava e concluíram que deveria manter a baixa médica. Confirmaram que estava doente. Perspicácia médica!
Entrei no ano 2019, ainda sem melhorias no meu quadro clínico e consequentemente alteração a nível de farmacologia; lá ia à consulta com a medica de família e a informava dos meu sintomas; lá ia ao psiquiatra e falava do mesmo e de possíveis formas de começar a melhorar. Ora bem, de 5 comprimidos que tomava até Dezembro, reduzi em dois mas mantinha o de insónias; sono induzido e o de ansiedade. O tempo vai passando e lá chega o mês de Fevereiro e nova junta médica a 22/02/2019. Toca a levar todos os relatórios necessários mais a medicação e lá estou mais duas horas à espera, pois por incrível que pareça; existe muita gente de baixa médica. Lá sou chamado, entro no gabinete, sento-me e cumprimento com um boa tarde os dois doutores presenciais, os quais em dois minutos me solicitam apenas o Cartão de Cidadão; não abrem os envelopes com os relatórios e dizem: o senhor parece ter melhorias (somente porque demonstrei um sorriso com o boa tarde); carimbam a folha que estava a ser impressa e dizem: assine aqui! Lá estava a barraca armada...Nao subsiste a incapacidade e tal... em dois minutos, aquelas duas pessoas miraculosas; livraram-me do mal que eu estava a ser sujeito à 4 anos. Em dois minutos, gastei 1€ de parque de estacionamento e eles viram que estava bom, quando em 4 anos, gastei milhares de euros em consultas e medicação e tempo perdido de trabalho. Recomendo: quem estiver doente, mais vale agendar/pedir uma junta médica porque eles fazem mais que um médico que nos acompanha as nossas situações.NÃO ACEITEI A DECISÃO. Estava a recusar a assinar, contudo a persistência por parte deles e a não resposta à minha pergunta, fez com que assina-se e fosse já fora do gabinete onde puxei a cadeira, sentei e levantei e usufrui de 2 minutos de tempo; fosse a porteira que me desse explicações de como proceder nestas situações. Neste mesmo dia, esses mesmos doutores fizeram o levantamento de baixas médicas; obrigando a que as pessoas (para as que quisessem manter a baixa), voltassem a ter todo o tipo de provas para exemplificarem/comprovarem que estavam realmente necessitadas de baixa. Dia 22 de Fevereiro, assistiu-se a uma completa indignação por parte de utentes que se sentiram lesados em que o que prevalecia era: a baixa é levantada e o utente que se desenrasque e faça provas que está mesmo doente (fora os documentos que eram entregues nessas consultas de avaliação). Ora bem, lá fui eu à triagem da Segurança Social em que mal cheguei ao balcão para solicitar o requerimento de reavaliação, já a senhora tinha umas largas dezenas deles impressos, pois estavam a ser "bem distribuídos" naquele dia. Era reclamações; era papeis por todo o lado; eram pessoas com duvidas e sem saber para onde se virar e como voltar a fazer provas de exames que demoram meses a ser feitos nos hospitais e a pensar no quanto custaria, as despesas inerentes a essas provas. O requerimento obriga a que seja entregue na segurança social num prazo de 10 dias úteis posteriores à junta médica, anexado com essas provas e mais uns papeis quaisquer. Sendo o dia 22/02 uma Sexta-Feira, eu tinha até dia 08/03/2019 para entregar isso tudo. Lá tive que pedir uma consulta com o psiquiatra de forma a ele passar-me uma nova e a mesma declaração que já tinha entregue (pois do dia 22/02 até à data da consulta com o psiquiatra, não iria haver melhorias), lá me arranjou na sua agenda, uma horita no dia 25/02 e lá me facultou o relatório (atenção: consulta + relatório em psiquiatra particular = não é de graça). Novamente a ir ao Centro de Saúde e verificar com a secretaria, quando havia vagas com a médica de família, para marcar nova consulta e a mesma redigir o relatório. Consegui uma vaga nas consultas abertas, caso contrário, também iria ter que esperar alguns dias e que iriam estar fora do período dos 10 dias que dispunha. No dia 26/02/2019, lá consegui a consulta com a Dra, que gentilmente voltou a redigir o mesmo relatório. Peguei em tudo, agrafei todos os documentos e dirigo-me à entrega de documentos da Segurança Social no dia 27/02/2019. Nao sei se foi sorte, mas andei ligeirinho das pernas, consequentemente para quem tem um estado clinico de ansiedade; isto mexeu com o meu organismo. Entrego tudo nesse dia e informam-me que irei então ser chamado para a comissão de reavaliação. Sim Senhor, é para esse efeito que estava a entregar tudo.
Dia 08/03/2019 lá chega a convocatória por correio, para me apresentar na Segurança Social dia 18/03/2019 às 16h. Impecável. Entreguei tudo conforme solicitado; continuava a minha vida caseira de baixa médica e lá aguardava o esperado dia: ATENÇÃO; eu continuo de baixa, somente pedi reavaliação porque quem cala, consente e o que me fizeram foi um não levantamento de baixa, mas sim uma prova daquelas para serem superadas de (não vais saber o que fazer, vais desistir de estar doente e o estado já ganha com isto). A indignação era total; o psicológico ficou alterado. Dia 18/03/2019 (ontem), lá estava eu na segurança social às 15h50, quando à hora certa chamam por mim. Entrei e desconfiado da ultima visita, disse um boa atrde arrastado e na expectativa de não transparecer muito cordial (nao quero cá confianças). Sento-me e pedem o cartão do cidadão. De dois doutores, um teclava e outro questionava: traz documentos? não senhor, os documentos são os que entreguei tal como pedido junto do requerimento da reavaliação. E pega num molho processual e pergunta: estes? Sim Doutor, esses mesmos..(ERA O MEU NOME QUE ESTAVA LÁ). começam a ver os relatórios, a perguntar questões profissionais e pessoais, olham um para o outro e um deles (o que teclava), pergunta: porque não traz documentos actuais?
Bloqueei e fiquei boquiaberto a pensar na tamanha burrice da pergunta: tipo, tenho 10 dias para entregar o requerimento; os documentos que são exigidos nesse requerimento iriam se ros mesmos que o psiquiatra ou medico de família me iria passar, seja dia 25, 28 ou 17/03. São esses os documentos Doutor, respondo eu.
O mesmo questiona de seguida: Sim, mas poderia haver melhorias do seu estado neste período desde a entrega ate hoje.
Volto a responder: Pois poderia, mas para isso, precisava de ir a consultas todos os dias e fazer em powerpoint uns gráficos de melhorias diárias.
Entretanto o outro Doutor ao aperceber-se que as perguntas do colega estavam a ser sem qualquer tipo de nexo ou de carácter importante para a entrevista, raciocinou tanto que foi buscar uma pergunta melhor do que a do colega: Porque é que anda em psiquiatra particular? Deveria ser seguido pelo hospital e sabe que o relatório do psiquiatra pode ser transcrito com o que o cliente quiser!
ALTO! Temos aqui um Doutor que tal como o governo neste país, tem ideias luminosas.
Calmamente e de forma a não largar um sorriso numa resposta a uma pergunta destas e de forma a que eles não vissem o meu sorriso para não dizer como o outro: Você está curado; lá respondi eu calmamente:
Doutor, fui uma vez ao hospital ao serviço de psiquiatria; como o doutor sabe, as consultas são marcadas por uma agenda ainda mais preenchida que a o medico particular (enquanto um atende umas 10 pessoas diárias) o hospital atende centenas. E tal como um psiquiatra particular presta o mesmo juramento e tira o mesmo curso (licenciatura, doutoramento) que o psiquiatra do SNS, eu quando pago 80€/consulta é para expor os meus problemas e arranjar soluções e não para pedir que me redija um relatório à vontade do freguês.
900€/ano, eram relatórios escritos em linho com tinta de ouro.
O Doutor lá deu razão que o SNS tem os seus atrasos e ponderou a sua pergunta e lá disse: tem razão.
Entretanto o outro Doutor, não se queria ficar atrás a nível de perguntas e esteve ali aqueles 3 minutos a pensar/magicar (parecia uma competição de quem chutava a pergunta mais idiota) e lá abre a boca: que comprimidos o senhor toma? vejo aqui mirtzapinas + loflazepato de etilo + quetiapina, o que são?
ALTO! PAROU NOVAMENTE. Como já ando a tomar esta medicação à 4 anos, sei o que são; sei para que servem e ser os nomes dos laboratórios e até as dosagem tomadas/prescritas. Entao lá enumerei ou nomeei os comprimidos que tomo diariamente,além dos também outros 14 que tomei no passado (anterior a 2018).
Compostos + laboratórios + dosagem. Ficaram perplexos com tamanha listagem e tamanha sabedoria minha, pois estavam à espera da resposta comum: ah, são comprimidos para dormir e mais nada. Se fosse para dormir, comprava um valdispert e nem precisava de me chatear com médicos. Doutor, são insónias e privação de sono, eu aguento 10 dias sem dormir e o meu corpo não cansa, mas quebra. A minha vida profissional necessita e carece de muita actividade cerebral e de desperto. Não é um trabalho de estar sentado e chamar nomes de pessoas por intercomunicador; carimba e vai embora. Tenho responsabilidades; tenho matéria na cabeça; tenho conhecimentos e 1001 ideias. (estava a falar e a pensar ao mesmo tempo, coisa que estes doutores não estariam à espera de ver num utente)
Lá veio a ideia que já me tinha estado a pairar no mês de Fevereiro: a segurança social nas juntas médicas e comissões de avaliações, coloca nesses gabinetes, pessoas com conhecimentos médicos ou até mesmo médicos? ou funcionários administrativos da SS? Técnicos operacionais? É que dão a entender, não só a mim como a dezenas de utentes que estavam lá a reclamar tanto no dia 22/02 como dia 18/03, que parecem pessoas a brincar aos médicos e é conforme o tempo: hoje mantemos baixas e hoje vamos por os utentes a passarinhar por todo o lado e a gastar dinheiro em trazer provas como estão doentes, pois andar em hospitais, centro de saúde, médicos privados, etc... não chega?? Esta questão assombra-me desde Fevereiro.
Bem, em 5 minutos ambos os doutores cruzam novamente olhar como um par de velhotes a jogar a sueca; e diz o Doutor que estava ao computador:
Bem, Sr. Pedro...o Senhor parece-me estar bom. Portanto, não irá subsistir a incapacidade no período entre o dia 23/02 e 08/03.
Perplexo, pensei para mim: mais dois curandeiros. Isto é surreal, olha para mim e percebe ou não se estou com mal ruim; se estou bom; a fazer bluff, etc. Estes doutores da Segurança Social tem o mesmo treino que as secretas portuguesas no teste do polígrafo. Eles são um polígrafo ambulante.
Lá esbocei o meu sorriso e de caneta na mão, assinei a folha que por incrível que pareça; já estava impressa no meio das perguntas inteligentes de ambos e enquanto eu respondia, já tinham imprimido. Perguntei educadamente após ter assinado, se o psiquiatra do hospital tem mais valor a nível de palavra/relatório para efeitos da SS e somente disseram, que era melhor ser acompanhado pelo hospital e que entrega-se a folha que assinei à minha médica de família. Fiquei com a impressão que o particular não tem qualquer valor seja ele de qualquer conotação para efeitos de SS.
Aqui está o meu testemunho resumido, pois encontro-me de baixa à 5 meses e já fui a duas juntas médicas e penso sempre que na próxima junta médica, já nem irei preocupar em levar um relatório do psiquiatra (pois pago-o) e outro da medica de família (porque também pago a consulta), pois eles irão sempre lembrar-se de levantar a baixa medica, e também na próxima junta medica, irei estar mais atento às perguntas pois são dignas de concursos tipo JOKER e perceber bem qual dos doutores seria um bom par para mim, para nos encontros anuais de amigos, puder jogar à sueca com alguém que é perspicaz ao primeiro olhar.
Uma Boa Noite de um utente que toma 3 comprimidos para dormir às 21h30 e que deveriam ter efeito imediato, mas são 02h00 e ainda se encontra acordado devido ao psicológico estar todo "avariado" e adormecer lá para as 05/06h, mas que aos olhos da SS, está APTO para se apresentar ao trabalho às 09h. Bem-Haja às contratações destes iluminados.

Data de ocorrência: 19 de março 2019
Pedro Sampaio
Pedro Sampaio avaliou a marca
5 de novembro 2020

serviço publico muito mal prestado, sem resposta por parte da entidade...de qualquer forma, seja ela postal, email, telefonic, etc