15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Comissão de verificação de incapacidade temporária

António Pereira
António Pereira apresentou a reclamação
20 de novembro 2019 (editada a 21 de novembro 2019)
Boa tarde!
No passado dia dia 10/10/2019, fui a uma comissão de vericação da segurança social. Tal como me foi solicitado na carta que recebi, fiz me acompanhar dos exames que tinha já realizado, bem como dos exames comprovativos das próximas consultas para ser submetido ao uma cirurgia devido a um nódulo na cervical que não me permitia descansar devido à falta de posição para dormir.
Assim os médicos da comissão pediram-me para informar sobre a minha informação clínica. Após falar sobre o assunto apresentei o relatório da fisiatra, bem como a já marcada consulta de neurocirgia, além dos exames realizados: ecografia muscular, ressonância magnética, rx dinâmico coluna cervical, ecografia aos tecidos moles e tac coluna cervical.
Tal é o meu espanto quando um dos médicos diz que nódulo era bem visível, tendo visto fisicamente, mas em termos de exames apenas viu a ecografia aos tecidos moles (onde é visível e retratado o nódulo), sendo que o outro médico disse que continuaria em casa até ao final da baixa em questão, mas que deixaria de receber o subsídio de doença (apto para o trabalho). Tal como evidenciei aos médicos da comissão apenas estava a aguardar data de cirurgia marcada pelo neurocirurgião, mostrando inclusivamente o agendamento da consulta pré operatória com o neurocirurgião. De seguida fui à médica de família e ela elaborou um relatório contrariando a comissão de verificação tendo em conta a situação de não estar apto e em fase de resolução do problema de saúde. Assim apresentei o relatório da médica de família na segurança social, para contestar a comissão) Além de me ter renovado a baixa médica (mais 2 vezes após esta comissão) Assim a 28/11/2019 fui operado na cuf de Viseu. Posteriormente recebi carta para nova comissão de verificação para o dia 11/11/2019, no entanto apresentei justificação visto ter a primeira consulta de neurocirgia após a operação. Agora a médica de família voltou a renovar a baixa mais 30 dias pois estou em recuperação tendo nova consulta dia 02/12/2019 de neurocirurgia. Recebi nova carta da comissão para o próximo dia 27/11/2019. Terei que ir novamente à médica de família para elaborar o relatório para levar (+4.50€ quando não recebo) . A verdade é que desconto à 13 anos e estamos em final de Novembro e ainda não recebi nem está agendado pela segurança social receber Outubro. Provavelmente devo receber Outubro no final de Dezembro. Como posso sobreviver tendo de pagar renda, contas, despesas de saúde (exemplo extremo foi a cirurgia na cuf orçamentada em 5400€)?!?! Com ajuda da família quando não deveria ser necessário.
Se me cancelaram a baixa antes da cirurgia, com tudo bem visível agora após a mesma como vai ser... Vão me cancelar todas as baixas? Ou vão me permitir a recuperação? Remunerada ou não?
Que país este... Apenas que ficar bem para retomar a vida é atividade laboral.
Data de ocorrência: 20 de novembro 2019
António Pereira