15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Desconto no subsidio de desemprego

Nuno Duarte
Nuno Duarte apresentou a reclamação
5 de fevereiro 2018

Após entrada no fundo de desemprego, em meados de dezembro, recebi um 1 cheque da segurança social a 15 de janeiro com uma dedução de 96.59€ e um 2 cheque com uma dedução de 181.10€. Com um desconto de um terço do ordenado, sem nenhuma informação sobre a dívida, o valor não perfaz o ordenado mínimo ( sendo ilegal o desconto), e nem sequer dar hipótese a informação , acordo de pagamento ou defesa por minha parte, o que é anticonstittucional . Não dando meio de sobrevivência,desloquei-me a segurança social da Amora, onde me foi informado que para dar alguma informação, tinha que agendar reunião , tendo só vagas para dia 12-3-2018, (um mês e meio depois), o direito a informação e obrigatório por lei, ninguém pode ser penhorado sem saber valores ou o porquê, levo esta situação como má fé, peço que no mínimo , seja informado o quanto antes, para poder resolver ou expor situação para parecer jurídico ou por parte da segurança social, mais informo que há mais de 20 anos que desconto, nunca me foi penhorado ordenado, nem nunca tive dividas.

Data de ocorrência: 5 de fevereiro 2018

No mês de Outubro de 2017 requeri o subsídio de desemprego e ao valor recebido
foi subtraído ilegalmente,pela segurança social,sem aviso nem notificação o valor de 61,50â¿
¬. Ao constatar a falta do valor correspondente no depósito efetuado pela segurança social
no dia 24 de Outubro de 2017 dirigi me à segurança social da minha área de residência e
,após muito custo,a senhora do atendimento informou me que o valor que faltava
correspondia a um débito feito pela segurança social devido a uma divida de uma prestação
de abono de família do ano 2006. Fiquei indignada uma vez que nunca fui contactada pela
segurança social para efectuar qualquer tipo de regularização de dívida durante 11
anos. Mas o mais grave é que apesar de nunca ter sido informada de nenhuma dívida ainda
me subtraem o valor de 61,5 na prestação de desemprego sem qualquer
aviso,informação,nem nada.Se eu não fizesse contas nem sabia desta
irregularidade. Sinto me lesada pela segurança social porque além de nunca ter
conhecimento de algum tipo de dívida por falta de notificação e informação na página da
segurança social foi claramente subtraído um valor ilegal sem qualquer aviso.Foi
subtraído "à socapa" sem me dar qualquer hipótese de contestar ou aceitar a dívida.O
prazo legal de pedir qualquer reembolso expirou à muito.Se durante 11 anos nunca fui
informada não têm qualquer legitimidade de cobrar o que quer que fosse agora. Por
tal,reclamo o valor subtraído ilegalmente ,pela segurança social no valor de 61,5⿬,sem que
nunca houvesse uma notificação e meu consentimento.Â
Fiz vários reclamações , inclusive por escrito com correio registado e através da segurança
social direta, e não obtive qualquer tipo de resposta ou resolução.
Agora ainda me vem cobrar novamente a mesma dívida e no portal da segurança social diz que houve um credito do valor anteriormente debitado,mas para onde foi esse credito que nao apareceu na minha conta,so se foi para a conta do funcionário....