15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Descontos efectuados de 03/1992 a 04/2012 - CAFEB

ORLANDO MENDES
ORLANDO MENDES apresentou a reclamação
21 de maio 2019

Comecei a descontar para a CAFEB em 13 de Março de 1992. Com a integração da CAFEB na SS desapareceram as minhas contribuições de 03/1992 a 04/2012 (17 anos). Destes 17 anos, trabalhei 11 no antigo BES, 4 anos no antigo BPN e 3 no Barclays.

Ao fazer uma consulta aos meus descontos, verifiquei que estavam em falta os tais 17 anos, como empregado Bancário e reclamei junto da SS...tendo recebido a seguinte resposta ....

"Na sequência do seu contacto, que desde já agradecemos, informamos que os beneficiários da CAFEB que pretendam usufruir de Pensão/Reforma pelo tempo da Banca, devem dirigir-se aos Recursos Humanos da antiga entidade patronal a fim de tratarem daquela prestação pelo que, os Centros Distritais e CNP não devem contabilizar os Históricos Anuais migrados anteriores àquela data (1 de janeiro de 2011)."

Resumindo, estou em total desacordo com esta resposta, pelos seguintes motivos:
- Todos os descontos efectuados para o CAFEB, foram transferidos para a SS e agora eu e aqueles que se encontram nesta situação é que temos de ir junto do(s) Banco(s) para tratar do assunto.
- Não fomos consultados para a trf dos valores anteriormente descontados, mas agora temos de resolver a sua falta junto da SS ??

Não me parece justo, nem correcto.

A integração da CAFEB na SS deveria ter sido devidamente tratada e os utentes não podem, nem devem ser penalizados.

Data de ocorrência: 21 de maio 2019