14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Falta de comunicação / notificação dos serviços

Utilizador
Utilizador apresentou a reclamação
31 de maio 2017

No dia 31 de Maio enviei a minha declaração de IRS para os serviços de finanças conforme o prazo estabelecido, mas no processo fui notificado para o devido preenchimento do Anexo SS. Neste sentido, fui consultar os meus dados na Segurança Social Direta para concluir o processo do envio da declaração de IRS deste ano, e qual não é o meu espanto quando, apenas e só por curiosidade, resolvi consultar as áreas que o website disponibiliza para os utilizadores e deparei-me com valores em dívida e juros desses mesmos valores em contribuições que supostamente já deveria ter começado a pagar anteriormente.
Ora, isto seria normal não fosse eu ter-me deslocado a um balcão de serviços da segurança social há alguns meses, ter questionado a funcionária acerca do mês em que teria de começar a pagar essas ditas contribuições e a resposta ter sido: "Não se preocupe que irá receber uma notificação para o avisar de que irá começar a pagar, e nomeadamente qual o escalão em que se enquadra a sua situação."
Posto isto, venho claramente reclamar dado até à data não ter recebido qualquer tipo de notificação ou aviso, com valores ou mesmo escalões, para que pudesse cumprir com o meu dever enquanto empresário por conta própria, ou por outras palavras, recibos verdes.
Não fujo ao meu dever enquanto cidadão nem procuro fugir a impostos nem nada que se pareça, logo não admito que um serviço público como a segurança social se limite a atribuir valores e se deixem simplesmente estar muito bem calados para que se possam acumular desta forma valores em dívida e juros em cima de juros para depois virem penhorar os bens de pessoas que cumprem com os seus deveres.
Agradeço uma explicação eficaz e uma rápida resposta/solução para a situação atual do meu processo, pois não se ganha dinheiro de um dia para o outro para pagar uma dívida de meses que poderia nem sequer existir se fosse comunicada como qualquer outro serviço teria feito.
Aguardo feedback.
Cumprimentos.
Bruno Aires

Data de ocorrência: 31 de maio 2017
Segurança Social
1 de junho 2017
Caros Senhores

Já reencaminhamos o email para o serviço competente.
A reclamação apresentada através do vosso portal está a ser tratada pelos nossos serviços.
Queremos prestar um atendimento de qualidade
Por isso estamos a desenvolver as medidas necessárias para continuar a melhorar a qualidade do serviço que lhe prestamos.

Instituto da Segurança Social, I.P.

Linha Segurança Social - 300 502 502
Portal: www.seg-social.pt