15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Falta de pagamento do subsídio parental inicial partilhado 30 dias

Eulálio Campos
Eulálio Campos apresentou a reclamação
1 de julho 2020
Bom dia.

Venho por este meio fazer uma reclamação da Segurança Social sobre o seguinte:
Fui novamente pai em Dezembro de 2019 e escolhi na Segurança Social a modalidade de subsídio parental partilhado em que o pai pode tirar 30 dias, pagos pela segurança social, após os 120 dias de licença da mãe. Ora, em abril e maio, meses relativos aos dias que estive a usufruir da referida licença, a segurança social não depositou um cêntimo na minha conta. E não é engano no nr de conta porque em dezembro e janeiro pagaram o relativo aos 25 dias iniciais que também tinha direito.
Posso compreender que hajam alguns pequenos atrasos nestes pagamentos por força das actuais circunstâncias da Covid19, mas este pagamento já estava definido, ou deveria estar desde dezembro, pelo que não se compreende agora este atraso enorme no pagamento, pondo em risco a saúde financeira da minha família, uma vez que se trata de um mês de rendimentos em falta no orçamento familiar. No mínimo informavam que há um atraso e que prevêem o pagamento em determinada data.
Infelizmente, e de modo a evitar as filas na segurança social, não há da parte da SS um local online adequado ou contacto telefónico, para eu expor este tipo de situações, pelo que é também lamentável que assim o seja. Contudo há cerca de um mês, enviei um e-mail para o Centro Distrital da Segurança Social do Porto, ( CDSSPorto@seg-social.pt) a expor a situação, e o que me indicaram numa resposta, que me pareceu automática, foi unicamente que o meu assunto estava em análise e receberia uma resposta tão breve quanto possível.
Face à ausência de resposta ou resolução deste problema, venho aqui fazer esta reclamação.
Fico assim, a aguardar que me dêem o que é meu por direito, ou no mínimo me dêem alguma satisfação sobre o assunto.
Obrigado.
EC