15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Falta de profissionalismo

zara andrade
zara andrade apresentou a reclamação
31 de março 2016

tenho um bebé que nasceu a 13.10.2015, no início de novembro liguei para a linha 300502502 para fazer uma marcação, para pôr os papeis do abono ( aqui começa a falta de profissionalismo ) ao qual me foi respondido que agora não precisava de pôr os papeis porque era automático ( achei estranho,mas confiei como é lógico).
acontece que em novembro não recebi abono nenhum ( afinal não era automático),ligo mais uma vez para a " famosa" linha de apoio e a SRA que me atendeu além de me pedir desculpa pela informação,aconselhou-me a pôr pela SSD porque supostamente era mais rápido...assim fiz,no dia 10.12.2015 preenchi tudo que foi pedido pelo site e anexei os documentos ( no site não me foi pedido para preencher nenhum modelo gf54-dgss) porque eu já tinha o niss do tiago uma vez que ele constava na altura do pedido no meu agregado familiar ( até porque para o seguimento do pedido é obrigatório o niss do menino,uma vez que eu preenchi com o niss ,só prova que já estava no meu agregado)...depois de muita insistência para a linha de apoio, sempre me disseram que estava tudo bem,não faltava nenhum documento,mas tinha que aguardar que dessem andamento ao processo ( continuava pendente)...depois de toda esta espera no dia 01.03.2016 dirigi-me à loja do cidadão do porto,para tentar perceber o que se passava,fui atendida pelo sr.marco antónio oliveira que me informou que estava tudo direito e também não percebia o porquê da demora, o sr com toda a simpatia aconselhou-me a pôr os papéis novamente ( eu tenho a prova da entrega ),e que iriam servir como reforço de pedido ( preenchi tudo e entreguei ao mesmo sr ),tendo também me aconselhado a continuar a ligar para a linha de apoio,assim o fiz....continuei a ligar e sempre a mesma resposta,tem que esperar,porque está pendente,não falta nenhum documento,mas tem que esperar...até que no dia 24.03.2016 a sra que me atendeu aconselhou-me a fazer um pedido de esclarecimento,assim o fiz no mesmo dia ...recebo a resposta no dia 29.03.2016 a comunicar-me que faltava um doc mod gf54-dgss ( lamentavel,vergonhoso e uma grande falta de profissionalismo e comunicação ) uma vez que foi preciso eu fazer um pedido de esclarecimento quase 4 meses depois de ter feito o pedido de abono para me darem a " desculpa " de faltar esse documento que já tinha sido entregue pessoalmente na loja do cidadão e mais uma vez relembro que no preenchimento no site da SSD não pedem esse documento,porque o menino já fazia parte do meu agregado...tornei a responder a explicar que já tinha sido entregue esse documento...mas para não ter mais chatices, ontem enviei via SSD o doc preenchido e avisei via e-mail que o tinha feito....mas para meu espanto hoje dia 31.03.2016 recebo a resposta que a seg social tem entre 30 a 90 dias para analisar o processo...fiquei a pensar,mas é este o país em que nós vivemos??? em que as pessoas da função pública não deviam saber prestar um serviço público??? que não assumem o erro que fazem,e ainda tentam fazer-nos passar por burros e ignorantes ???? que fazem as coisas de modo a que nós é que sejamos culpados pela demora??? tinha tantas perguntas,mas enfim,só posso dizer que estou desde o dia 10.12.2015 à espera que me paguem o abono do meu filho, que me faz imensa falta,porque me encontro desempregada. é muito fácil estar sentada/o à secretária, e atirar a culpa para os outros, afinal não passamos de numeros.

Data de ocorrência: 31 de março 2016
Segurança Social
8 de abril 2016
Exmos Srs,
Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por email, para o endereço eletrónico do(a) interessado(a), registado na Segurança Social.

INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL, IP
Linha Segurança Social - 808 266 266, Estrangeiro: + 351 210 495 280