15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Falta de resposta sobre NISS 11217902345 - carreira contributiva e contribuições em falta

António Paulo Ramos Salvador
António Salvador apresentou a reclamação
24 de outubro 2019
Estou desde 30 de Julho à espera de resposta da Segurança Social a um pedido efetuado acerca da minha Carreira contributiva - Contribuições em falta. Tive apenas um contacto, após insistência, da Sra. (*) - Chefe de Equipa de Histórico de Remunerações, a pedir um documento que enviei no meu contacto inicial!
Ora, nós temos o direito a ser informados, sobre o andamento de processos em que sejamos diretamente interessados, bem como a conhecer as resoluções definitivas que neles forem tomadas.
Espero que por esta via me respondam, pois ao fim de três meses está tudo igual!

Segue todo o histórico de comunicações:

Em 30/07 enviei um email a referir
"Ao consultar as minhas contribuições, da minha carreira contributiva, no site da Segurança Social Direta, verifiquei que não estão lançadas informaticamente todas as contribuições, em concreto, os seguintes anos: - 1979: Mês de Novembro e Dezembro; - 1980;- 1981;-1982.Informo que cumpri Serviço Militar em parte do período em falta conforme cópia da Caderneta Militar que segue em anexo no seguinte período: - Data da incorporação: 14 de Setembro 1981;- Passagem à disponibilidade: 01/01/1983.
Tendo-me já deslocado pessoalmente aos serviços da Segurança Social, foi-me indicada esta via para solicitar a consideração dos descontos efetuados ao longo dos anos referidos, os quais terão de ser verificados através da análise do microfilme constante dos arquivos existentes nos vossos serviços.
Mais informo que trabalho desde os 14 anos (1974) para mesma entidade e que os descontos em falta são essenciais para perfazer os 46 anos de descontos ao completar os 60 anos de idade (em 2020) e, por isso, beneficiar do regime de acesso à reforma por ter uma carreira contributiva longa, sem penalização.
Assim, solicito especial atenção na resolução desta situação."
Em 21/08
"Dada a falta de resposta ao meu email anterior peço o favor de acusarem a receção do mesmo.
E informarem o tempo expectável para resposta."
Em 22/08
Resposta:
"Bom dia
Solicita-se cópia da caderneta Militar para actualização do mesmo em base de dados.
Com os melhores cumprimentos
(*)
Chefe de Equipa de Histórico de Remunerações
Instituto da Segurança Social, I.P."
Minha resposta: "Boa tarde
Sra. (*),
Muito obrigado pelo seu contacto.
Segue o documento solicitado, o qual já tinha enviado no primeiro email."

22/09 email enviado para M.Helena.Barata@seg-social.pt; cdsslisboa@seg-social.pt
Novo email igual ao 1º
"Exmos. Srs.
Peço o favor de informar qual o ponto de situação relativamente ao meu pedido para contagem dos meses/anos em falta nas minhas contribuições, que ainda não constam da minha carreira contributiva, em concreto, os seguintes anos: - 1979: Mês de Dezembro; - 1980; - 1981; - 1982
Sendo que, conforme cópia da Caderneta Militar que já enviei no passado dia 22/08/19, incorporei em 14 de Setembro 1981 e a passagem à disponibilidade ocorreu em 01/01/1983.
Nesta conformidade, mais uma vez, peço indicação de previsão para resolução desta questão à qual sou alheio e que estou a 9 meses de atingir a idade de reforma ao abrigo das carreiras contributivas muito longas e necessito da contagem deste tempo".

Obrigado
APS
Data de ocorrência: 24 de outubro 2019
António Paulo Ramos Salvador
António Salvador avaliou a marca
27 de dezembro 2019

Serviços Públicos que pagamos com os nossos impostos e tão mal nos servem...