15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Funcionária a colocar em causa a idoneidade do meu atestado de incapacidade

Guilhermina Maria Lima Tebus dos Ramos
Guilhermina Ramos apresentou a reclamação
17 de maio 2019

Eu, cidadã portuguesa, natural de lisboa, nascida a 06.12.78, residente e criada em Lisboa. Doente crónica desde os 12 anos. Licenciada. Desempregada e agora com uma incapacidade de 75%.
Venho por este meio fazer queixa do péssimo atendimento realizado pela funcionária da Segurança Social a sra (*), no dia 15.05.2019 sito na loja do Cidadão das Laranjeiras. Na altura fazia-me acompanhar pela minha mãe, e o que se passou deixou- nos incrédulas a pensar se é assim a formação que os funcionários da SS têm para lidar e tratar com os beneficiários. Isto é, com falta de educação, falta de civismo e falta de ética laboral e sigilosa em relação ao Beneficiário que luta pelos seus direitos.
Desloquei-me a esta loja, para dar resposta por escrito e em tempo útil a um Requerimento/solicitação feita em dezembro e que me foi Semi-Negado, (referia-se a um subsídio e ao grau de incapacidade que possuo), e uma vez que a lei mudou, fui tratar do assunto. Ao entregar a papelada, e ao invés de fazer o seu trabalho para o qual é paga, a funcionária decidiu questionar-me e por em causa a declaração médica passada por uma Junta Médica.
Julguei que estivesse a ouvir mal, quando me questionou, sobre quanto (valor) eu tinha pago para obter esta Declaração. Fiz me de parva para que repetisse de novo a insinuação. Ao que acrescenta que “nós temos forma de descobrir isto”…
Agora pergunto, mas o que é isto? Quem é esta funcionária e que autoridade tem ela para me questionar, para por em causa a minha integridade moral e honestidade e ainda a dos médicos? Quem é esta mulher, funcionária da SS para julgar a minha vida privada da qual não conhece, não sabe e não vive? Eu não tenho que me justificar perante uma funcionária que esta ali só pra me informar, receber papéis e enviar aos seus superiores para analisarem. Não a uma empregada que me questiona num espaço público. Se calhar a funcionaria queria me despir ali para ver os problemas que tenho. Se calhar tinha que ir à SS a cheirar mal e cheia de buracos para poder ter a dignidade de ser tratada como uma coitada.
Fui requer e lutar pelos meus direitos. A SSocial existe e foi criada há muitos anos com esse principio. Por isso, todos nós contribuímos para que a SS exista e não para sermos enxovalhados e mal informados acerca dos nossos direitos.
A funcionária e a SS deveria sim, preocupar-se em dar formação aos seus funcionários e actualizarem-se em relação às leis.

Exigo um pedido de desculpas por parte desta funcionária e mais, esta senhora não tem qualidades nem educação para estar lidar com pessoas.

Será que o dinheiro sai da bolso da vossa funcionária para pagar aos beneficiários? Não admito este tipo má formação, educação. Os funcionários têm que tratar as pessoas com educação e não tem que fazer juízos de valores.

Data de ocorrência: 17 de maio 2019