15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Fundo garantia de alimentos

Juliana
Juliana apresentou a reclamação
23 de janeiro 2020
Sou estudante no ensino superior, benefício do fundo de garantia de alimentos da segurança social já há alguns anos, mas em Julho do ano passado deixei de receber esse fundo devido a ainda estar em época de exames nacionais(que servem como ingresso para o ensino superior) e me pedirem um comprovativo de que estava inscrita no ensino superior... Depois de ter mandado uma carta a explicar a situação e que não poderia enviar nenhum comprovativo de matricula até Setembro (data das colocações do ensino superior) continuei sem receber. Mesmo após ser colocada na Universidade da Beira Interior e enviar comprovativo de matrícula para o tribunal, após insistir com a assistente social para mandar o processo para o tribunal o mais depressa possível, foi me dito pela assistente social que já teria enviado os documentos, mas quando entrei em contacto com o tribunal já teria passado um mês e ainda não tinham recebido nada... Finalmente no mês passado (Dezembro) recebi a carta do tribunal com a notificação que a situação estava regularizada e voltaria a ser beneficiada pelo fundo mas haveria um corte desse mesmo fundo e passaria a receber uma quantia menor. Segundo o que li na Internet, voltaria a receber no dia 23 do mês seguinte ao mês da notificação do tribunal.
Pois, hoje é esse dia e não recebi, encontro-me neste momento em fase de exames que implicam inscrição, e como está comprovado, pois se não fosse assim não seria beneficiada pelo mesmo, a minha mãe não tem condições de me pagar os estudos e todos os gastos que a universidade implica... Após a minha mãe ter se dirigido à Segurança Social esta manhã para procurar algum esclarecimento , foi lhe dito que poderia demorar meses até enviarem o dinheiro... Acho ridículo esta situação, após meses e meses a tentar que se resolvesse encontro-me agora no ensino superior sem meios para sequer inscrever-me em exames ou sequer pagar os bilhetes de autocarro... Não entendo como podem brincar assim com as vidas das pessoas, sinto que vou ser obrigada a desistir dos estudos por não ter meios para os mesmos quando foi estipulado que tenho direito a tal pelo próprio tribunal. Gostaria de uma resposta mais atenciosa e esclarecedora desta situação já que não a consigo obter nos serviços de Segurança Social.
Data de ocorrência: 23 de janeiro 2020