14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Há 8 meses que não recebo a minha pensão de sobrevivência

Carina Sofia Guilherme Marinho
Carina Marinho apresentou a reclamação
13 de abril 2019
Após o falecimento da minha mãe e devido a frequentar a Faculdade de Letras da Universidade do Porto, passei a ter direito a receber uma pensão mensal de sobrevivênvia, pensão esta que recebi desde o mês de março de 2018 até ao mês de agosto do mesmo ano, nesse mesmo mês, foi-me enviado para casa um documento que deveria preencher juntamente com a fotocópia do cartão da faculdade, a fim de continuar a receber a minha pensão. O documento teria de ser entregue até dia 31 de Agosto, contudo, só me foi possível entregar 14 dias depois, no dia 14 de Setembro na Segurança Social de S.Mamede Infesta, onde me disseram que iria voltar a receber a pensão, que apenas teria de esperar algum tempo. Após tanto tempo de espera, sem receber a pensão, voltei à segurança social no dia 6 de Dezembro e disseram-me que esse documento podia ter-se perdido. Assim sendo, entreguei um novo documento, o boletim de inscrição deste ano letivo como comprovativo de que ainda estou a estudar. Pediram-me para aguardar mais um mês e foi o que fiz, no entanto após 2 meses de espera continei sem receber a pensão. Enviei dois e-mails à segurança social mas não obtive nenhuma resposta, liguei inúmeras vezes e também nunca me atenderam, portanto decidi voltar a ir à segurança social de S.Mamede Infesta, onde entreguei um novo documento carimbado pela faculdade que frequento. Quem me atendeu na Segurança Social percebeu a minha indignação e para além de enviar este documento, enviou o comprovativo de entrega de todos os documentos que enviei até ao momento. Estamos hoje no mês de abril e eu há 8 meses que não recebo a minha pensão. Daqui a três meses o meu ano letivo vai finalizar e a pensão que deveria ajudar-me nos pagamentos das propinas ainda não chegou devido à incompetência desta entidade. Estou a arcar com despesas que não consigo suportar. Agradecia portanto que me enviassem todas as pensões a que tenho direito e que deveria ter recebido até agora, refiro-me portanto à pensão do mês de Setembro, Outubro, Novembro, Dezembro de 2018 e Janeiro, Fevereiro, Março e Abril de 2019.
Data de ocorrência: 13 de abril 2019
Ver perfil de
15 de abril 2019

“devido à incompetência desta entidade.“
A parte em que você entrega os documentos fora do prazo não é responsabilidade de ninguém, ou será que é sua?

Cara Maria, para sua informação, as inscrições/matrículas no ensino superior são sempre em Setembro/Outubro, portanto qualquer estudante de ensino superior NUNCA conseguirá entregar o documento "a tempo"! Trata-se de uma falha gravíssima que a Segurança Social continua a ignorar e que causa constrangimento a muitos.

Exma Carina, a mim ainda foi mais estranho pois repuseram-me o pagamento em Dezembro, com retroactivos e pagaram também Janeiro e Fevereiro mas em Março recebo carta a dizer que me suspendem por não ter entregue (???)... ou seja, o documento desapareceu. Eu entretanto já entreguei pessoalmente uma 2ª e 3ª vias quer da prova escolar quer do respectivo comprovativo de entrega e estou a aguardar. Boa sorte e bem haja.