14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Há mais de meio ano à espera da vossa ajuda

Francisca Veloso
Francisca Veloso apresentou a reclamação
28 de novembro 2022
Estou desempregada desde o dia 28/04 deste ano, sem direito a subsídio porque o meu processo AINDA se encontra em análise após mais de meio ano!!!
Inicialmente o meu pedido de subsídio foi indeferido devido à falta de atualização dos meus dados pessoais, como morada, agregado familiar, etc.
Disseram-me para fazer atualização dos mesmos, tanto por telefone como ao balcão, e após isso para tentar novamente fazer pedido de subsídio ao solicitar pedido de reavaliação.
Procedi sempre como me disseram e para meu espanto, o subsídio volta a ser indeferido exatamente pelos mesmos motivos!
Contactei de imediato a SS que me disse que, de facto, não fazia sentido este novo indeferimento porque já conseguiam verificar os meus dados pessoais atualizados no sistema e conferiram que neste caso, já tenho todo o direito a atribuição de subsídio. Ou seja, não souberam explicar o motivo de indeferimento!
Como é obvio, não descansei enquanto não se justificassem e me dessem instruções corretas para como proceder perante a situação, principalmente tendo em conta que em nada falhei e quando já me confirmaram que tenho todo o direito a receber subsídio.
Após VÁRIAS vezes me dirigir ao balcão da SS e após INÚMERAS chamadas para a linha de apoio, concluem que o pedido só pode ter sido indeferido porque à data que saiu a nova avaliação, os novos dados pessoais ainda não constavam no sistema. Ou seja, a reavaliação saiu antes dos dados serem devidamente atualizados, não sei como nem porquê!
De seguida, aconselham-me a fazer outra vez pedido de reavaliação porque, segundo as palavras da colaboradora, "tendo em conta que já tudo se encontra em conformidade, já não vão indeferir o seu pedido desta vez".
Assim o fiz.
Para meu espanto, 3 semanas depois (sim, porque de cada vez que faço um pedido de avaliação ou reavaliação são 3 semanas de espera para sair resposta, ou seja, já íamos em 9 semanas de espera desde a data que me encontrava desempregada) o pedido volta a sair como indeferido, exatamente PELOS MESMOS MOTIVOS.
Claramente já sem paciência, dirigi-me desesperada ao balcão da SS e pedi justificações e realcei o quão frustrada já me encontro com toda esta situação.
A justificação? A colaboradora diz-me que a SS está há dias com um erro informático no sistema e que, portanto, não é possível aceder ao meu processo e que "muito provavelmente" terá sido por isso que me voltaram a indeferir o pedido, pois se o sistema está em baixo, também não terão conseguido aceder aos meus dados pessoais para reavaliar a minha situação.
Como podem concluir, isto já se tornou uma brincadeira extremamente grave por parte parte da SS.
Já exausta, perguntei o que mais me resta fazer para resolver este assunto de uma vez por todas pois continuo desempregada e preciso urgentemente da ajuda do estado, COMO TENHO DIREITO, ao qual me respondem que agora, tendo em conta a quantidade de vezes que o meu pedido foi indeferido, APESAR DE NÃO SER CULPA MINHA, a única coisa que me resta fazer é um recurso hierárquico diretamente na sede do meu distrito.
Tive que fazer uma marcação na sede de Braga apenas para a semana seguinte, dirigir-me lá, e apresentar o tal recurso ao resumir por escrito toda a situação e pedir POR FAVOR que me atribuam este subsídio, que tanto aguardava há já 3 meses e realçar os direitos que tenho, bem como apelar ao bom senso e resumir as semanas de inferno e desespero que tenho vivido...
Este recurso foi apresentado a 4 de Julho deste ano e até hoje, continuam sem me responder.
Estamos praticamente em Dezembro...
Não desejo a ninguém passar pelo que tenho passado.
A SS NÃO AJUDA QUEM PRECISA, NÃO DÁ ATUALIZAÇÕES A MENOS QUE INSISTA, MESMO ENVIADO E-MAILS TODAS OS MESES, DEMORAM 3 SEMANAS A RESPONDER SEMPRE A MESMA COISA: "O SEU PROCESSO CONTINUA POR AVALIAR".
Expliquem-me... como é possível viver assim e como é possível o nosso Estado falhar tanto, apesar de cumprirmos todos os requisitos, pagarmos todas as nossas contas, fazer devidos descontos, etc.?
Estou sem palavras para tudo o que passei (e continuo a passar!!) após estes meses.
A procura de trabalho tem sido intensa mas em vão.
Devido à falta de recursos, perdi o meu carro, o que implicou ainda um maior impedimento nesta procura pois agora também estou limitada à distância...
Tenho sobrevivido apenas de poupanças e empréstimos de próximos. Tenho dívidas acumuladas que eventualmente terei de pagar, não sei como... e tudo graças à incompetência dos serviços públicos da SS... uma vergonha! Já não tenho palavras!!!
É por vossa causa que os desfechos trágicos acontecem a quem menos merece!
Até ao final do ano, se a situação se mantiver, irei tornar o caso publico através de todos os meios sociais de que disponho.
Infelizmente, o desespero e a falta de respeito/consideração leva a isto.
Data de ocorrência: 28 de abril 2022