14.8
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Impossibilidade de efectuar contribuições

Guilherme Gonçalves
Guilherme Gonçalves apresentou a reclamação
7 de maio 2020
Sou profissional liberal e dei reinicio à minha atividade em 01/210/2018 (visto já ter passado recibos verdes manualmente, em anos anteriores). Teria então que pagar contribuições como independente referente ao mês de Outubro/2018 a pagar até 20/11/2018, mas os serviços não fizeram o enquadramento correto, pois é reinicio e  os serviços da Segurança Social enquadraram-me como inicio, não me tendo sido permitido pagar os meses de 10/2018, 11/2018 e 12/2018.
Assim sendo, fiz uma reclamação em 06/12/2018.
A partir de 01/2019 consegui enviar as declarações trimestral o que me permitiu fazer os pagamentos como independente até ao mês de Julho de 2019. Nesse mesmo mês, ao tentar emitir a guia de pagamento, referente ao mês de 06/2019, a qual tinha de ser paga até 20/07/2019, não aparecia no sistema qualquer guia para emissão dizendo que não tinha atividade como trabalhador independente. Contatei os v/serviços via telefone, os quais me disseram que devido ao enquadramento não ter sido feito corretamente por parte dos serviços, anularam tudo e que iriam proceder à respetiva correção.
Entretanto recebi resposta da parte da Segurança Social, que a minha reclamação efetuada em 06/12/2018, por escrito em 29/08/2019, onde constava que tinham efetuado o respetivo enquadramento como reinicio desde 01/10/2018. Assim, em 10/09/2019 acedi ao site da segurança social direta e procedi à emissão e ao respetivo pagamento dos meses de 10/2018, 11/2018 e 12/2018.
Até ao dia de HOJE 07/05/2020, e depois de várias reclamações e reuniões na Segurança Social, não consigo fazer qualquer tipo de pagamento como independente, e sempre que se tenta enviar a declaração trimestral dá sempre o mesmo erro: “pedimos desculpa mas…ocorreu um erro inesperado”.
Entrei em contato via telefone com os serviços da Segurança Social, o qual me informaram que não era nenhum erro informático, mas sim um erro da parte deles, porque ainda não tinham resolvido o problema. A solução apresentada pelos v/serviços foi para eu fazer uma poupança respeitante aos meses que faltam pagar. Achei uma solução muito engraçada dada por um serviço público quanto à “vedação” de pagamento dos meses de 06/2019 a 03/2020.
No dia 30 de Abril, tentei entrar novamente em contato com os serviços, sem sucesso, o qual é lamentável, o que significa que mais uma vez não irei conseguir entregar a declaração trimestral de Abril, o que significa que não poderei mais uma vez proceder à emissão nem ao pagamento dos meses de 04/2020, 05/2020 e 06/2020.

COMO UM MAL NUNCA VEM SÓ, no mês de Abril DE 20202, pedi apoio à Segurança Social, devido ao COVID 19, e para meu espanto…NÃO ME VÃO REALIZAR QUALQUER TIPO DE PAGAMENTO!!!!

UMA VERGONHA DE EXEMPLO DE SERVIÇO PÚBLICO
Data de ocorrência: 7 de maio 2020