15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Impossibilidade de requerer apoio extraordinário covid-19 para trabalhadores independentes por erro da segurança social

Tatiana Macedo
Tatiana Macedo apresentou a reclamação
8 de julho 2020
Depois de sucessivos emails enviados por mim nos dias 23 de Abril, 28 de Abril , 8 de Maio, 15 de Maio, 21 de Maio, para CDSSLisboa@seg-social.pt chamando a atenção para a situação urgente de impossibilidade de renovar o pedido de apoio extraordinário por erro contabilístico e falha do sistema do portal da segurança social directa perante a minha situação, apenas a 8 de Junho recebi uma resposta dizendo para efectuar reclamação dentro do portal. Assim fiz e continuo sem resposta. A 18 de Junho fiz reclamação presencial no balcão da segurança Social da Loja do Cidadão das Laranjeiras e continuo, à data de hoje, 8 de Julho de 2020, sem resposta e sem resolução.
Venho mais uma vez expor a minha situação de caracter urgente de resolução:
Fiz contribuições ininterruptas para a segurança social de Abril de 2019 até Março de 2020 inclusive. Em Março pedi o apoio extraordinário Covid-19 para Trabalhadores Independentes que me foi concedido mas cometi o erro de encerrar actividade a 30-03-20 segundo a indicação do meu contabilista que acreditava ser necessário encerrar actividade para comprovar a paragem total da actividade (esta informação não era clara no vosso edital e induziu em erro). Mas assim que detectei o referido erro procedi à reabertura da actividade, entregue a 28-04-20 com efeito a partir de 30-03-20, logo, e dadas as datas de efeito dos pedidos, a actividade nunca cessou perante as Finanças onde continuo com a actividade contributiva aberta mas perante a segurança social existe um erro, até à data de hoje, em que a minha situação contributiva continua a ser de actividade cessada, havendo aqui uma falha clara do sistema da segurança social.
E embora tivesse exposto a situação nos inúmeros emails que vos enderecei com o comprovativo de reabertura de actividade, também entregue no vosso balcão das Laranjeiras (recebido por Ana Isabel Pinto às 12:26), e também por via electrónica no portal segurança social directa, nunca me foi dada a possibilidade de pedir a prorrogação do pedido de apoio a que tenho direito para os meses de Abril, Maio e Junho, e daqui por diante, mesmo tendo pedido essa renovação por email, já que no portal não me foi dado o acesso aos requerimentos. Os meus documentos de prova enviados também não aparecem no vosso portal seg. social directa como tendo sido enviados.
Data de ocorrência: 8 de julho 2020