15.2
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Incompetência grosseira

Maria Joao Martins Miranda
Maria Miranda apresentou a reclamação
6 de abril 2015

Por motivos de desemprego em Portugal, fui obrigada a emigrar para o Reino Unido a 25 de Fevereiro de 2015.

Por estar a receber fundo de desemprego em Portugal e ter me informado que é possivel receber o fundo desemprego durante pelo menos 3 meses dentro da Comunidade Europeia, desde que se continue á procura de trabalho no país de acolhimento e siga-se as regras deles, neste caso apresentações periódicas quinzenais.

Antes de viajar, dirigi-me á segurança social e ao centro de emprego para obter mais infoamações de como requerer este serviço.
Em que cheguei á conclusão que estes dois serviços na minha zona estão muito mal informado sobre este tema.
Mas após varias tentativas, (fundamental pesquisa por Internet feita por mim) e eu explicar aos funcionarios como é feito este pedido, lá acordamos em conjunto que tem que ser pedido o documento U2, o fundo de desemprego é suspenso automaticamente na data que me ausento de Portugal, e tenho 7 dias para apresentar o documento U2 no centro de emprego do país que me encontro.

Recebi o documento U2, apresentei o documento no centro de emprego daqui dentro do prazo de 7 dias, neste caso a 2 de Marco de 2015 e comecei as apresentações periódicas quinzenais enquanto estou á procura de trabalho.

Fiz tudo dentro da lei, a funcionaria do centro de emprego daqui, diz que está tudo em ordem e tudo dentro do sistema, inclusive já recebeu um mail de Portugal com a informação de quantos dias tenho direito de fundo de desemprego aqui mas até á data e acessando por via de Internet á segurança social directa o meu fundo de desemprego continua suspenso, sem me ter sido pago qualquer valor desde que aqui estou.

Hoje liguei para o linha de segurança social portuguesa exclusiva para pessoas que se encontrem no estrangeiro (+351 210 495 280).
Que só após muitas tentativas, lá consegui que fosse atendida...mas mais uma vez, apanhei uma funcionaria que não percebia nada deste assunto e eu é que tive que lhe explicar o processo todo.
Embora tenha aberto o meu processo, não me conseguiu ajudar em nada porque não encontra qualquer informação no meu processo sobre o subsidio de desemprego no estrangeiro, só me informando o que eu já sabia que o meu fundo de desemprego continua suspenso.

Por me fazer falta o fundo de desemprego, já que tenho dois filhos dependentes de mim e foi o Governo Portugues que apareceu com este serviço para ajudar os portugueses a procurar trabalho no estrangeiro...
Custa me continuar a assistir daqui que a bandalha completa continua em Portugal, pois a Segurança Social para ir buscar dinheiro aos cidadãos e por processos em cima algumas vezes sem razão, nunca falha mas para ajudar é completamente o contrario...
E ser o centro de emprego do país onde me encontro a esclarecer-me e ajudar-me muito mais que a SS Portuguesa.
Mas por estarem limitados, quando não conseguem me dar resposta, pedem-me para contactar a SS Portuguesa....

Maria Joao

Data de ocorrência: 6 de abril 2015
Maria Miranda
7 de abril 2015
Só para actualizar...

Não sei se foi do telefonema de ou da reclamação feita aqui ontem...mas hoje através da Segurança Social Directa, já me foi actualizado a situação do Subsidio de Desemprego.

Mas mais uma vez errado!

Aparece a informação "Suspensão por Ausência do Território Nacional para procurar emprego com Modelo U2" de 25-02-2015 a 14-03-2016, 380 dias concedidos ao valor de 0€

Se o funcionario da Segurança Social que actualizou os meus dados, tivesse feito um esforço para se informar...iria saber que o Documento U2 tem a finalidade:
"Autorização para continuar a receber prestações de desemprego enquanto procura trabalho noutro país." com a duração de 3 meses... pode ser prolongado até um máximo de 6 meses

Depois queixam-se que o Governo dispensou ou vai dispensar centenas de trabalhadores da SS! Aqui tenho que lhe dar razão! O que é estão lá a fazer estes incompetentes???
Assim ao menos não gastam o $ dos contribuintes!

Maria João Miranda
NISS: 12018072232
Segurança Social
22 de abril 2015
Exmos. Senhores,

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta foi remetida por via postal, para a morada do(a) interessado(a), registada no Sistema de Informação da Segurança Social.

Núcleo de Gestão do Cliente

Centro Distrital de Setúbal
Instituto da Segurança Social, I.P.
Maria Miranda
30 de abril 2015
Levou tempo mas ficou tudo resolvido, prestações começaram a ser pagas

Boa tarde...
Estou a passar pelo mesmo processo. Pode informar-me se o mod U2 lhe foi passado em português ou em inglês? Quando entreguei o modelo acharam estranho (óbvio) estar em português.

Obrigada