15.6
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Indeferimento ao meu pedido de subsidio de desemprego

Artur Paulo Cadete Braz
Artur Braz apresentou a reclamação
6 de maio 2020
Exmos. Senhores,
Tenho vindo a recorrer de uma decisão de indeferimento sobre o pedido de subsídio de desemprego cujas razões de indeferimento prendem-se no facto de "supostamente não ter os 360 dias em 24 meses antes da data de desemprego".
Digo supostamente porque esta já é a minha segunda tentativa de recorrer, na 1ª esse era o principal motivo, por telefone me foi informado que ainda teria direito ao subsídio de desemprego mas que deveria logo fazer pedido do subsídio social, o qual foi feito no mesmo dia, em 24 de Abril, foi enviado o ficheiro MG-8 devidamente preenchido. voltei a tentar contactar por telefone e para tentar saber se alguma coisa estava a ser decidida e me" foi informado que todos os pedidos seriam indeferidos pela razão de o rendimento do agregado familiar ser elevado.
Eu voltei a questionar se afinal tinha ou não direito mas não me souberam dizer mais do que tem de aguardar, vai receber carta e depois liga a contestar se não concordar com a decisão, não me dizem como, eu bem tento receber explicações credíveis para essa decisão mas só me consigo revoltar com tal decisão porque neste momento o único rendimento que entra é o da minha Mulher/Companheira que é enfermeira sabemos que não é o mínimo mas ronda 1200€, o nosso agregado é composto por 4 pessoas 2 adultos e 2 crianças de 1 e 4 anos, e sinceramente não compreendo como pode ser suficiente para custear creches, consultas, renda de casa etc, etc.
Ontem dia 05 de Maio recebo novamente mais uma decisão de indeferimento ao meu pedido e nesta carta novamente nos motivos do indeferimento consta que Não há o prazo de 360 dias do DL64/2012 e no paragrafo seguinte passo a citar: "Apesar de ter prazo de Garantia.... o rendimento mensal por pessoa do agregado familiar ponderado de acordo com a escala de equivalências é superior a 80% do indexante doa apoios sociais DL220/2006 03 Novembro" continua com outra informação "o rendimento mensal por pessoa do agregado familiar resulta da soma de todos os rendimentos mensais do agregado a dividir pelos elementos do agregado onde Requerente =1 maiores=0.7 e Menores=0.5 DL70/2010 16 de Junho" . EU NÃO PERCEBI NADA.
Deixe-me apenas recuar para antes de receber pela segunda vez o indeferimento, via telefone expliquei que na minha área da ssdirecta eu consultei na carreira contributiva e somando os dias de trabalho para os 24 meses conseguia ultrapassar os 400 dias de trabalho e não compreendia mesmo esse motivo também referi que numa outra chamada disseram que o rendimento do agregado seria o motivo pelo qual estavam a indeferir o meu pedido ao que a senhora confirmou mas que a mesma informação que tinha na minha área não era visível da mesma forma para eles e por isso devia recorrer dessa decisão.
Ontem mesmo recorri da decisão e tal como da vez anterior marquei um agendamento presencial para que tentasse perceber a razão desse indeferimento.
Desloquei-me a Morada da SS em Santa Maria Da Feira e quando chegou a minha hora espreitei para dentro para perceber se estava alguém de serviço ou não? aparece uma senhora com uma certa idade que me diz que o atendimento não será presencial, eu questionei o porque quando ninguém me tinha informado que seria telefone porque se fosse informado não me teria deslocado.
As palavras dela foram espere aí que já alguém lhe liga. Ora, se o meu agendamento estava marcado para as 12h05, (a minha mulher estava em casa com as duas meninas mas tinha de fazer o almoço tratar de dar as meninas e ir trabalhar) eu respondi a Senhora que por telefone não iria resultar ela frisou que não seria atendido, então eu virei costas e voltei para casa.
Recebi a primeira chamada as 12h50 quando estava a dar de comer a minha filha de 1 ano, não pude atender. e Novamente as 14h00 quando estava a adormecer a bebé.
Fico triste em saber que numa altura em que estamos a tentar reabrir a economia do País este seja o exemplo disso, eu levei máscara e tudo, não percebi o porquê da negação de ser atendido.
Sinto que estou a ser prejudicado por essa decisão, dos e-mails que envio não sei se recebem ou não pois não recebo nenhuma confirmação, não sei se da parte deles necessitam de mais alguma coisa que possa fornecer ou não, simplesmente o silêncio e uns dias depois la vem a carta com o indeferimento.
Estou descontente com o serviço, A isto eu chamo de não querer trabalhar, o que só piora porque agora se aproveita o corona para manter as pessoas/problemas longe mas mais tarde ou mais cedo teremos de enfrentá-los e aí será pior mas é merecido, apenas tenho pena das pessoas que terão de estar a espera.
Peço desculpas por qualquer inconveniente mas estou um pouco revoltado com tudo que me está a acontecer, que não esperava e de repente é isto até parece que estou a mendigar pelos meus direitos.
Data de ocorrência: 6 de maio 2020