15.3
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - INJUSTIÇA SEM EXPLICAÇÃO

Maria Fatima
Maria Fatima apresentou a reclamação
3 de maio 2017

Esta reclamação ja seguiu para o Sr Presidente da Républica, tambem para o Sr,Provedor de Justiça e agora para aqui tambem !!
Sinto-me injustiçada e cada vez que abro o site da SEGURANÇA SOCIAL e leio o que tem la sobre quem tem direito a reforma por INVALIDEZ ,ainda me revolto mais contra estas leis que ninguem se entende !!
Apenas peço justiça, não posso trabalhar derivado a minha doença,tenho um atestado desde 2008 em que fui sujeita a uma junta medica com uma Dra Subdelegada de Saude e foi-me atribuido ja na altura 68% de incapacidade definitiva e irreversivel, para desempenhar as minhas funçoes ,agora passado 9 anos a situaçao clinica agravou-se e muito e continua tudo na mesma é de uma injustiça que so dá vontade de acabar com a vida !!! AQUI ANEXO COPIA DA CARTA ENVIADA AS ENTIDADES ATRAS DESCRITAS !!!
Ex.mo Sr.Presidente da Republica
Professor Marcelo Rebelo de Sousa
Eu Maria de Fatima Sousa quero apresentar o meu descontentamento pela maneira como fui tratada e pela segunda vez na SEGURANÇA SOCIAL na VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE para EFEITOS DE REFORMA POR INVALIDEZ!
Sou portadora de FIBROMIALGIA desde 2007, foi-me diagnosticada no Hospital EGAS MONIZ ,e apos um longo periodo com baixa medica e a ser seguida pela minha medica de familia,como a situaçao não melhorava e estava sempre com muitas dores a minha medica marcou a consulta para Reumatologia no hospital acima descrito e apos o diagnostico não soube lidar com a doença e eu ja tinha uma depressão de longo prazo e esta veio-se agravar ainda mais.
Não conseguia trabalhar,nem de mim conseguia tomar conta porque a medicaçao era fortissima,tentei o sucidio por duas vezes e estive internada em Psiquiatria no Hospital São Francisco xavier para fazer lavagem ao estomago .
Fui chamada a varias juntas medicas por causa das baixas ,ate que da ultima vez me disseram que nao poderia continuar de baixa e que ,ou ia trablhar ou então metia os papeis para a reforma,porque os relatorios medicos que eu levava de psicologia,psiquiatria e medica de famila indicava que a minha doença não ficava melhor mesmo estando eu em repouso ,era uma doença que não tinha cura!! FORAM ESTAS AS PALAVRAS UTILIZADAS NA JUNTA MEDICA EM 2008 ESTAVA EU DE BAIXA .
Entretanto a minha medica solicitou uma junta medica a SUB-DELEGADA de SAUDE da minha area de residencia e fui la na data marcada ,levei os mesmos relatorios que tinha levado a Lisboa à junta das baixas clinicas ,e depois de serm analisados recebi a resposta que tinha 68% de INVALIDEZ DEFINITIVA E IRREVERSIVEL e que deveria meter os papeis para a reforma por invalidez e assim fiz ,foi em 2008 a primeira vez que o fiz e recebi a resposta negativa ,não sabia como agir e fiquei revoltada e deixei a situaçao passar porque estando desempregada e so com o vencimento do meu marido 585 Euros na altura ,nao tinha maneira de pagar a um medico para impor recurso..
Agora a situaçao clinica agravou-se e muito ,tenho problemas graves na cabeça,inicio de demencia precoce, osteoperose em estado avançado,dupla rotura de tendões do braço direito e ja com limitação de movimentos,derivado ao problema que tenho ba cabeça perco o equilibrio com facilidade e caio muito ,tenho as rotulas dos joelhos todas danificadas e derivado ao problema da FIBROMIALGIA nenhum medico e de opiniao de operar pois a recuperaçao pode ser bem pior do que o mal que ja ca esta ....
Resolvi então de novo meter os papeis para a reforma e visto o meu estado de saude se ter agravado tanto ,fui a Segurança Social de Paço de Arcos entregar a documentaçao,passado um tempo recebi uma carta para ir a Lisboa á Segurança Social na AV.Estados Unidos da America , no dia 13 de Janeiro de 2017 as 10h e fui atendida por um senhor que estava a civil ,não estava identificado,não se apresentou,não falou comigo ,apenas escreveu e preencheu um formulario e ficou com os meus relatorios, eu mostrei o meu atestado de invalidez e ele respondeu " QUE NÃO QUERIA SABER DAQUILO PARA NADA" e eu começei a chorar numa pilha de nervos ,mandou-me sair e esperar resposta pelo correio (CTT).
Estive 5m no gabinete se tanto e não me fez perguntas nenhumas acerca da minha saude e dos meus problemas,tanto que eu pensei que fosse apenas um Tecnico a preencher formularios e depois então mais tarde é que iria a JUNTA MEDICA ,mas nada disso aconteceu e eu não entendo o porque de tanta arrogancia pela parte deste "senhor" que me atendeu neste dia 13/1/2017 ...
Esperei quase tres (3) meses e finalmente a resposta veio e qualç foi o meu espanto quando eu vejo que a resposta que me deram agora foi exatamente igual a que me deram em 2008.quando eu pus os papeis para a reforma pela primeira vez ,ou seja estou desempregada desde 2009 e continuam a basear-se num decreto lei como se eu estivesse a trabalhar e com baixa e pudesse recuperar de uma doença da qual foram eles mesmo e ja saiu uma LEI EM DIARIO DA REPUBLICA que reconhece a FIBROMIALGIA COMO DOENÇA INCAPACITANTE ,,,, EXISTE UMA NORMA QUE SAIU EM DEZEMBRPO DE 2016 QUE EXPLICA, e estes srs continuam a tratar-nos como se fossemos lixo !!!! Sr Presidente vivo apenas e desde 2009 ,com o magro vencimento do meu marido que é agora neste momento 632 EUROS ,pago de hipoteca de casa 320 que incliu o seguro obrigatorio,agua ,luz e gaz ,temos meses que um de nos fica sem dinheiro para aviar os medicamentos na farmacia, isto porque o meu marido tambem é um doente cardiaco cronico, e o ano passado sofreu um pneumotorax e teve que ser operado de urgencia ficando com uma ligeira deficiencia respiratoria naquele pulmao,cansa-se com facilidade,não pode fazer esforços nem pesos, mas infelizmente é o unico que traz algum rendimento para casa ,ja que eu não tenho absolutamente nada de ajuda do Estado . A unica ajuda que tenho é do centro comunitario da Paroquia de Carcavelos ,que me da algum apoio alimentar em mercearias ! Sr. Presidente apelo ao seu bom coraçao e ao excelente ser humano que é ,analise bem esta situaçao ,pk não é justo estarem a fazer o que fazem nas juntas medicas ....e sei que não sou so eu ,,,ha muita gente nesta situaçao !!
Grata pela atençao aguardo resposta breve
Contato telefonico :934404996
Para mais alguma informaçao ou documentaçao disponham
Maria de Fatima Sousa
ESTE E O DECRETO LEI PELO QUAL ELES SE REGERAM PARA NÃO ME REFORMAREM

Decreto-Lei nº 187/2007 de 10-05-2007
CAPÍTULO II - Condições de atribuição das prestações
SECÇÃO II - Condições específicas
SUBSECÇÃO I - Condições específicas da invalidez
----------
Artigo 14.º - Invalidez relativa

1 - Considera-se em situação de invalidez relativa o beneficiário que, em consequência de incapacidade permanente, não possa auferir na sua profissão mais de um terço da remuneração correspondente ao seu exercício normal.
2 - A incapacidade para o trabalho é permanente quando seja de presumir que o beneficiário não recupera, dentro dos três anos subsequentes, a capacidade de auferir no desempenho da sua profissão mais de 50% da retribuição correspondente.
3 - A incapacidade referida no número anterior reporta-se ao exercício da última profissão desempenhada pelo beneficiário no âmbito do regime geral.
4 - Se, à data do requerimento da pensão, o beneficiário exercer, simultaneamente, mais de uma profissão abrangida pelo regime geral, a invalidez só lhe é reconhecida se a redução de capacidade de ganho prevista se reportar à profissão com remuneração mais elevada.
Início de Vigência: 01-06-2007
NOTA: ENCONTRO-ME DESEMPREGADA DESDE 2009 ,E COM ATESTADO DE INCAPACIDADE DE 68% DEFINITIVA E IRREVERSIVEL DESDE 2008 !!! COMO É POSSIVEL COM OS RELATORIOS QUE ENTREGUEI DE PSIQUIATRIA,REUMATOLOGIA,E MEDICA DE FAMILA ,TEREM-SE REGIDO POR ESTE DECRETO-LEI ??? NÃO CONSIGO ENTENDER .....
Apenas quero viver o resto dos meus dias com dignidade e poder saber que posso ir a farmacia comprar os medicamentos para me manter "um pouco mais sem dor" ....
Apelo à vossa consiencia ,porque o que nos fazem passar nos gabinetes na SEGURANÇA SOCIAL na AV.Estados Unidos America em Lisboa e penso que sera assim em todo o lado ,porque as queixas são gerais, deviam ter pessoas formadas para lidar com certo tipo de doentes que vão la ,porque estão mesmo doentes !!!!!
Aguardo resposta breve
Grata pela atençao
Maria de Fatima

Data de ocorrência: 3 de maio 2017
Maria Fatima
Maria Fatima avaliou a marca
21 de maio 2021

Quando a Segurança Social como órgão de soberania não ouve ninguém , a quem nós vamos queixar??? Pergunta sem resposta .