15.5
  • Canal não oficial da Segurança Social.
    Para um contacto direto use o portal Segurança Social Direta

• Rua Rosa Araújo, 43

Segurança Social - Mais um erro....

Ângela Maria Pinto Ferraz
Ângela Ferraz apresentou a reclamação
6 de maio 2015

Infelizmente estou a usufruir do Subsídio subsequente de desemprego.
No dia 06/05/2015 e estranhando a não recepção do meu subsídio referente ao mês de Abril liguei para a linha directa da Segurança Social.
Foi atendida de forma muito profissional pela D. Sara Almeida que me informou que realmente era estranho mas para aguardar uns minutos para consultar o meu processo.
Após a espera comunicou-me que deveria ter recebido o subsidio porque só termina em Agosto, mas que provavelmente deveria ter ocorrido um erro por isso não foi pago.
Surpresa com esta situação, mas não sendo nada de novo para mim já é a 3.ª vez que a segurança Social erra em situação diferentes, questionei a senhora se não deveria ter sido avisada uma vez que tenho cumpromissos mensais, a senhora lamentou mas não me resolveu a situação.
Hoje vou dirigir-me a segurança social da minha área de residencia e fazer uma reclamação por escrito solicitando que me coloquem por escrito aquilo que me foi informado via telefone.
Caso se recusem vou mesmo chamar a policia e seguir com uma queixa contra o estado porque, independentemente de, no próximo mês me ser ressarcido este valor, durante o mês de Abril não vou conseguir pagar a minha casa e vou pagar juros pelo atraso além de ter que pedir dinheiro emprestado para fazer face às restantes despesas.
Pergunto quem vai assumir este erro? Alguém vai, desta vez não vai cair em saco roto.

Data de ocorrência: 6 de maio 2015
Segurança Social
18 de maio 2015
Bom dia.

Agradecemos o V/ contacto e informamos que dada a natureza estritamente privada do assunto que nos foi colocado, a resposta à reclamação foi remetida por via postal, para a morada do(a) interessado(a), registada no Sistema de Informação da Segurança Social.

Com os melhores cumprimentos.

Instituto da Segurança Social, I.P.
Em www.seg-social.pt consulte a Segurança Social Direta
Ângela Ferraz
15 de junho 2015
A minha reclamação foi resolvida como muitas outras que tenho conhecimento sem responsabilização de ninguém.
Recebi, com data de 12/05/2015, uma resposta da Segurança Social a acusar a receção da reclamação feita no livro amarelo e, no mesmo dia, uma resposta datada de 13/05/2015 que passo a transcrever o parágrafo:
No seguimento da resposta à sua reclamação, efectuada no livro de reclamações do Serviço de Atendimento Presencial da Segurança Social em Ermesinde. datada de 06/05/2015 e remetida por ofício n.º 26238 de 12/05/0215, cumpre-nos referir que a mesma foi objecto de análise e tratamento realizada pela unidade de prestações - Núcleo de prestações de desemprego, porquanto veio o respetivo serviço informar que: " neste momento não é visível nem possível verificar se se passou alguma anomalia na prestação de desemprego de V. Exa e que possa ter impossibilitado o processamento da mesma. Mais informamos que V. Exa irá receber no mês de Maio o valor referente ao sub. do próprio mês e do mês de Abril."

Como podem verificar não houve nenhuma resposta concreta relativamente ao sucedido, não apuraram responsabilidades e limitaram-se a pedir desculpa pelo transtorno causado numa frase no mínimo irónica: "Por fim gostaríamos de apelar à sua compreensão, lamentando qualquer incómodo que a situação exposta lhe possa ter causado e agradecer a sua colaboração e contributo com vista à melhoria da qualidade do serviço."

Agradeço o interesse demonstrado da vossa parte e lamentavelmente esta situação vai ficar ASSIM PORQUE VOU EMIGRAR.
Melhores cumprimentos
Ângela Ferraz